This Page

has been moved to new address

Comunistas Pela Metade

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Comunistas Pela Metade

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Comunistas Pela Metade

História China 1989 Massacre da Praça da Paz Celestial 4 de junho AP Photo

Por: Lino Tavares

   Faz muitos anos que aguardo ver um comunista de verdade vir a público e  assumir tudo o que está direta ou indiretamente relacionado, historicamente, como essa doutrita idealizada por Marx e esbulhada pela Revolução Russa de 1917.

Os comunistas que eu tenho visto ao longo dos anos, de Luiz Carlos Prestes a Manuela D'Ávila, ostentam os símbolos doutrinários do Partidão, elegem-se  democraticamente em nome deles - o que é uma tremenda contradição, porque eles não são ícones de democracia - mas nunca abrem a boca para defender os feitos mais marcantes da ditadura do proletariado.

Alguém já viu algum comunista dizer que a derrubada do Muro de Berlim foi um abusurdo, alegando, por  exemplo, que ele tinha um papel importante na divisão doutrinária das duas Alemanhas ?

Já viu algum comunista dizer que Fidel Castro estava certo, quando mandava prender ou fuzilar alguém que tentasse fugir de Cuba, no tempo da Guerra Fria?

Já viu algum comunista apoiar o que o governo Chinês fez, no século passado, mandando executar com tiros na cabeça estudantes que protestaram, clamando por liberdade,  no episódio da Praça da Paz Celestial?

Nunca viu ? Eu também não. Se um dia alguém ver, por favor, me informe pelo e-mail  jornalino@gmail.com.


(*) Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor.

Marcadores:

3 Comentários:

Às 29 de abril de 2011 às 11:02 , Blogger Pensador Louco disse...

Concordo contigo em parte, meu amigo. Realmente, os supostos comunistas atuais não são ícones de sua própria ideologia. Isso não se pode negar. Para que fossem seria necessária uma reformulação na qual a democracia não seria tão democrática assim.
Mas também, as doutrinas de Marx e sua interpretação subsequente (quando foram aplicadas) não têm também muito a ver uma com a outra. Marx pregava o socialismo como resposta à degradação da pobreza pelos detentores do capital, e não um totalitarismo baseado no medo, que se instalou na palavra "comunismo" a partir de Stalin e se definiu na guerra fria. E que Fidel deu continuidade apesar da falência de seu país.
Mas comunistas de verdade, como idealizados por Lenin e Marx lá no início, concordo que nunca houveram realmente no mundo. Ou ao menos nunca se definiram como tal.
Grade texto, abração.

 
Às 29 de abril de 2011 às 20:51 , Anonymous Gen. Paulo Dorneles disse...

Na verdade o Comunismo nunca teve maior expressão política no País. Vejamos: Luiz Carlos Prestes, com sua coluna percorreu milhares de km, saqueando e fugindo, até ir parar na Bolívia e foi um grande derrotado. Em 1935, tivemos a Intentona Comunista, que matou brasileiros, até quando dormiam, no Rio, Recife e Natal e em seguida foram derrotados. Na Democracia, lembramos da inexpressiva votação de Yedo Fiuza.
Hoje, o tradicional PCB, trocou de sigla e o PC do B, ambos não defendem o comunismo e estes últimos dizem que pertencem ao PCdoB, abreviado e quando por extenso não dizem que são comunistas mas socialistas, o que não aparece na sua sigla. Eles tem vergonha de se dizerem comunistas e muito menos defendem o comunismo ou os poucos governos comunistas, hoje existentes no mundo.
E o PT é integrado por comunistas enrustidos, mais atualizados são cristãos, não perdem procissões, são aliados de Bispos Evangélicos e não sendo Capitalistas, tem Empresários com grandes amigos e mesmo, até pouco tempo, na vice-presidência.
Por que será que eles não assumem por inteiro ?
Abraços Gen. Paulo Dorneles

 
Às 15 de setembro de 2011 às 16:18 , Anonymous Anônimo disse...

Todos que tentaram de alguma forma dizer que era comunista morreram quem quer morrer hoje? principalmente os brasileiros tem medo de morrer não é mesmo? pense nisso,deve-se ter medo de ser comunista ainda mais se este for ortodoxo.Como diria o grande geógrafo Milton Santos que era difícil ser negro e ao mesmo tempo comunista no Brasil principalmente.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial