This Page

has been moved to new address

Arte no Café

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Arte no Café

sábado, 28 de junho de 2008

Arte no Café

Apesar de muitos concordarem que fazer um bom café espresso é uma arte, a "arte no café" ("Latte Art", em inglês) se refere aos desenhos feitos na espuma em cima de drinks de café. Se você quiser entrar em contato com seu barista (expert na preparação do café) interior, a arte no café é uma habilidade importante a ser desenvolvida.

Coloque leite suficiente para uma xícara na jarra. Coloque o vaporizador no fundo da jarra. Ligue o vapor, e erga o vaporizador devagar até que ele fique próximo a superfície do leite. Abaixe o vaporizador a medida que o leite sobe, para que o vapor saia a 1cm do topo do leite. O leite não deve espichar muito, e não devem se formar grandes bolhas. Crie um leite aveludado, ao contrário do leite espumoso que fica em cima da maioria dos cafés expressos.
Permita que o leite chege a uma temperatura de 27 ºC, e coloque o vaporizador no canto da jarra, bem fundo no leite, posicionando a jarra para rodar no sentido anti-horário. Faça isto até que o leite chegue a 65 ºC - 70 ºC. Desligue o vapor e remova o vaporizador e termômetro do leite. Limpe o vaporizador com um pano úmido.

Agite o leite vigorosamente. Se ver alguma bolha, bata a jarra no balcão diversas vezes e volte a agitar o leite por 20 ou 30 segundos. Faça isto enquanto o café está sendo preparado.


Comece a colocar o leite no café expresso. Para criar um padrão de flor, comece a colocar o leite dentro da xícara, a 2 centímetros do fundo. Quando a xícara chegar na metade, balance a jarra para frente e para trás enquanto anda com ela para o canto da xícara. Isto vai fazer o desenho se formar, preenchendo a xícara devagar. Faça este movimento usando o pulso, ao invés de mover a mão.
Quando o leite chgar no topo da xícara, faça rápidamente com que o leite entre no meio do desenho. Use uma quantidade pequena de leite, para evitar que o desenho de flor afunde.

Decore o desenho usando "stencil", pó e espuma do leite. Esse passo é opcional, pois muitos preferem fazer no estilo livre, mas você pode experimentar com a técnica da "gravura".
Dicas:

Se quiser fazer um padrão de coração, balance como antes, mas sem mover de volta do mesmo tanto. Forme um círculo, e coloque devagar o leite através do centro para um coração com várias camadas.

Antes de tentar fazer isto com leite, tente primeiro com água fresca, apesar da água não ter a mesma consistência do leite, praticar com água vai lhe dar familiaridade com o ato de derramar o líquido e balançar ao mesmo tempo.
Use leite fresco para cada xícara, mesmo se tiver sobrado leite da xícara anterior.

Comece com leite bem frio -- logo acima do ponto de congelamento. Certifique-se de manter as jarras de vapor refrigeradas. Leite frio e jarras de vapor vão lhe dar mais tempo para criar a textura aveludada necessária para a arte no café.
Use uma xícara com uma boca grande. Isto vai permitir desenvolver desenhos no café mais facilmente.

Atenção!
Não deixe o leite aquecer a mais de 70 ºC, pois isto afeta o sabor do leite.

O que precisa:
Leite Integral.
Café expresso.
Jarra de paredes retas.
Máquina de expresso com uma forte vaporizador
Xícara de 400 ml
Termômetro
Em breve vou publicar mais uma matéria sobre arte no café, não perca.

Fontes:
www.latteart.nl/
http://www.coffeegeek.com/
http://www.espressovivace.com/

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial