This Page

has been moved to new address

Quociente Eleitoral

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Quociente Eleitoral

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Quociente Eleitoral

Para se eleger um prefeito a conta é simples, somam-se os votos válidos de cada candidato e o que tiver maior quantidade é eleito prefeito.
Já o candidato a vereador tem que se eleger dentro da proporcionalidade, para isso é preciso calcular o quociente eleitoral, divide-se o número de votos válidos pelo número de cadeiras em disputa. Por exemplo, se seu município vai eleger 21 vereadores, divide-se o número de votos válidos por 21. O resultado é o quociente eleitoral mínimo que um candidato tem que atingir para ser considerado eleito, a partir deste ponto calcula-se a quantidade de votos por partido para determinar quantos vereadores serão eleitos por bancada.
Agora é só ver os candidatos que mais tiveram votos e dividir pelas cadeiras a disposição dentro do resultado da conta acima.
Uma grande quantidade de votos brancos e nulos diminui o quociente eleitoral, permitindo a eleição de vereadores com um número menor de votos.
A situação contrária, ou seja, de poucos votos nulos e brancos, eleva o quociente eleitoral, exigindo um número maior de votos para considerar vitorioso um candidato a vereador

Marcadores:

1 Comentários:

Às 29 de novembro de 2008 às 18:52 , Anonymous Anônimo disse...

Esse sistema favorece os grandes partidos que conseguem eleger mais vereadores enquanto um candidato de um partido pequeno mesmo ganhando grande quantidade de votos não se elegerá.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial