This Page

has been moved to new address

RIC - O seu novo documento de identidade

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: RIC - O seu novo documento de identidade

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

RIC - O seu novo documento de identidade

A modernidade faz parte de nosso dia a dia e nada mais justo que nosso governo também faça uso de recursos tecnológicos para garantir a segurança e agilizar serviços que a população precisa.
A urna eletrônica nas eleições, onde a votação é mais rápida e a apuração é realizada agilmente; A aposentadoria em trinta minutos que já é realidade nos postos do INSS são bons exemplos.
A bola da vez é a nova carteira de identidade, batizada de RIC (Registro Único de Identificação Civil).


Trata-se de um cartão de policarbonato de alta resistência, semelhante aos de bancos, com um chip eletrônico contendo informações civis (número de documentos) e de seu biótipo (cor de olhos, altura, impressões digitais, etc.).
O uso de chips para identificação já é bastante comum em cartões de bancos, pois além da praticidade eles também conferem mais segurança às transações bancárias.
O Governo Federal coloca em prática já em 2009 o RIC, este projeto será um registro único para todos os cidadãos brasileiros. Um número ficará registrado em uma central de informações, e será utilizado sempre que for necessário criar um novo documento.
O projeto contempla ainda no documento único, o número de todos seus outros documentos, contando ainda com diversas informações a seu respeito, como altura, impressões digitais, etc.
Instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, este novo documento, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele você será cadastrado em uma central nacional de informações, com todas as suas informações datiloscópicas, fotografia 3x4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação) e também dados como altura e cor dos olhos.


O governo alega que no projeto foram investidos cerca de 35 milhões de dólares na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (o AFIS, do inglês Automated Fingerprint Identification System). Este sistema foi repassado ao Ministério da Justiça, que é o responsável pela identificação dos cidadãos. Este Ministério planeja que até 2017, 150 milhões de brasileiros façam parte do RIC.
Um registro único confere mais praticidade na confecção de novos documentos e na identificação dos cidadãos. Com ele, você poderá retirar uma nova via de qualquer documento em qualquer estado da Federação, com a garantia de manter os mesmos dados e também o mesmo número de documento.
Através do número do seu Registro de Identificação Civil, dados e informações referentes a todos os seus documentos podem ser acessados rapidamente, o que também deve agilizar o processo de disponibilização de novos documentos. Ou seja, ao invés de ter que informar seu número de CPF, RG, título de eleitor e tantos outros documentos que existem, apenas uma única sequência numérica dará conta de tudo que é preciso saber acerca de sua identidade civil.
Isso significa que não será mais preciso carregar uma série de documentos para cima e para baixo, mas sim apenas um deles: o RIC


Para retirar o seu RIC serão coletadas suas impressões digitais através de um escâner (não será mais preciso sujar os dedos!), fotografia, assinatura, além dos dados do biótipo citados acima. No cadastro constarão os números de todos os documentos que você possui e todas estas informações estarão dentro do chip presente no novo documento.
Seus antigos documentos de papel ou plástico ainda continuarão a valer normalmente, mesmo após a retirada do Registro Único de Identificação Civil, até porque a retirada do novo documento é facultativa, segundo a Polícia Federal. Ou seja, o novo cadastramento será realizado com todos os brasileiros, mas o novo documento só terão aqueles que desejarem.
Além da segurança presente neste dispositivo, o documento único será confeccionado sob medidas de segurança avançadas, em um documento de seis camadas, com impressão com tintas especiais sobre fundos complexos, além de o cartão contar com marcas d’água, o que tornaria a falsificação algo extremamente difícil.
Por fim, a impressão a laser em um cartão de policarbonato preparado especialmente para isso evitará que o cartão se desgaste ou se quebre com facilidade. Este tipo de impressão não é removido com produtos químicos, e além de ajudar a proteger contra fraudes, garante ainda a durabilidade e a legibilidade do documento. É o Brasil um passo adiante de outras nações quando o assunto é identificação civil.

Fonte: Baixaqui
Presidência da República

Marcadores: , ,

6 Comentários:

Às 5 de setembro de 2009 às 01:37 , Blogger Cotidiano disse...

Nossa é verdade?
Gostaria de saber onde posso retirar,será que no Passa tempo?
Ótima informação

 
Às 5 de setembro de 2009 às 01:42 , Anonymous Anônimo disse...

Suzana, em breve será veiculado em rádio e televisão os locais para que você possa fazer seu documento, é só esperar.
Obrigado por sua visita.
Giba

 
Às 6 de setembro de 2009 às 07:58 , Anonymous Anônimo disse...

Quem serão os loucos irresponsáveis que "cuidarão" de todas as informações de TODOS os cidadãos? Particularmente, não farei o mínimo esforço para cadastramento. Não quero "agentes do governo" de posse de meus dados. Temos visto "belos exemplos de competência e capacidade" todos os dias. Já basta andar apenas com a CNH (quem tem), que já disponibiliza CPF e RG junto. Que não tem CNH, leve apenas o RG. O Brasil não dispõe de meios totalmente seguros para evitar fraudes, como também temos visto. Se uniformes oficiais são vendidos não apenas por fontes oficiais, podemos imaginar qualquer coisa além disso. Obrigada.

 
Às 6 de setembro de 2009 às 18:03 , Anonymous Anônimo disse...

Minha amiga anônima, não se preocupe tanto, se quiser ver todos seus dados, basta comprar na rua Santa Ifigênia em São Paulo, um cd de cadartro federal. Nele você terá dados bancários, de imposto de renda, endereço, número telefônico, lista de bens e informações precisas de seus familiares. Não é um cadastro único que fará diferença.

 
Às 21 de setembro de 2009 às 23:28 , Blogger Claitom Sega disse...

Tá beleza e isso ai vamos cadastrar todos eu concordo; meu medo é que depois venha o código de barras o microchip que é bem mais leve que a corrente e a gente come melhor e mora melhor é vigiado melhor.
Acho que vou para a caverna.

 
Às 23 de setembro de 2009 às 16:16 , Anonymous Anônimo disse...

Acho engraçado que as pessoas acham que o "Governo" já não possui os seus dados, como se tivessem criando um controle novo... Por acaso, os adeptos da teoria do caos, ou big brother, esquecem que todos, digo TODOS, os seus números são controlados, instituídos, ou qualquer coisa que denomine, são feitos pelo governo... por acaso seu RG não é Estatal??? Seu CPF tb?!?! Até sua certidão de óbito não precisa ser emitida por um Cartório que também atende ao governo/Estado!!! Pior que nem Estatal é... aquele seu
"chipzinho" do celular por acaso não usa tecnologia que pode te localizar??!?!

Será que teremos mesmo que ir para as cavernas?!?! Vale lembrar que lá não tem RIC, nem celular, muito menos internet de alta velocidade...

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial