This Page

has been moved to new address

Seicho-No-Ie

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Seicho-No-Ie

domingo, 9 de maio de 2010

Seicho-No-Ie

A Seicho-No-Ie é uma filosofia religiosa de origem japonesa monoteísta, enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus, e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.

Surgiu em 1º de março de 1930 como revista de Cultura Moral , cresceu no pós-guerra no Japão, sofreu perseguição militar e foi transformada em religião ao mesmo tempo em que os japoseses viam desmoronar a religião oficial do Estado, baseada na crença na divindade do Grande Imperador Amarelo e uma das bases da ideologia militarista.

Nesse mesmo período surgiram inúmeras outras doutrinas religiosas e filosóficas como a Perfect Liberty e a Igreja Messiânica Mundial por exemplo.

A Seicho-No-Ie foi fundada por Masaharu Taniguchi e se mundializa a partir da II Guerra Mundial. Seu conjunto doutrinário incorpora elementos do cristianismo, do budismo e do xintoísmo - três grandes religiões presentes no Japão.

Em 1929, depois de muito estudo e contemplação, Masaharu Taniguchi reportou ter recebido uma revelação divina que o impeliu a apresentar uma nova doutrina à humanidade, onde seria ensinado que a vida pode ser destinada a ser harmoniosa e alegre em todos os aspectos reconhecendo no interior somente bons sentimentos, pois o mundo que nos cerca é reflexo de nossa mente.

Em 1930, Taniguchi fundou a Seicho-no-ie, ao publicar também a revista homônima, a fim de tentar explicar aos outros as revelações que recebia e, em 1932, são publicados os primeiros exemplares de sua obra "A Verdade da Vida".

Era uma revista apenas de cunho moral, e o próprio autor ficou surpreso quando leitores escreveram-lhe dizendo que estavam lhe ocorrendo milagres pela leitura da revista.

Em 1935, o Ministério da Cultura japonês classificou a Seicho-No-Ie como religião. A princípio, isso preocupou Taniguchi, que queria que a Seicho-No-Ie atingisse a pessoas de todas as religiões. No entanto, foi isso que salvou a Seicho-No-Ie durante a Segunda Guerra Mundial, pois a filosofia só sobreviveu em nome da liberdade religiosa.

A partir de 1962, Masaharu Taniguchi inicia várias viagens internacionais pela Europa e pelas Américas para divulgar seus trabalhos e revelações pessoalmente, tendo visitado os Estados Unidos por três vezes, e também o Canadá, o México e o Brasil por duas vezes, acompanhado de sua esposa Teruko. Na segunda vez que esteve no Brasil, disse que em sua próxima vida pretendia nascer nesse país.

Masaharu Taniguchi faleceu em Nagasaki, aos 92 anos de idade, em 1985.

A Seicho-No-Ie conseguiu grande número de adeptos.

Entre os instrumentos de disseminação de sua crença, a revista Acendedor e o Preceitos Diários (calendário com mensagens) se tornaram bastante populares nas grandes cidades brasileiras.

A Seicho-No-Ie também conta com divulgação por meio de de publicações como as revistas Fonte de Luz, Pomba Branca, Mundo Ideal e Querubim, além do jornal Círculo de Harmonia, programas de TV, rádio e website.

O conjunto doutrinário da Seicho-no-Ie reúne tradições xintoístas, cristãs, budistas, dentre outras. Predominam elementos da religiosidade nipônica, que valoriza todas as formas de vida, preza pelo respeito ao próximo, gratidão aos pais e cultua os ancestrais.

A doutrina da Seicho-No-Ie diz que: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo assim, é herdeiro de todas as dádivas dele bastando que ele tome consciência para que possa manifestar no mundo sua condição de ser perfeito.

Os princípios mais importantes da doutrina são a prática de atos de amor e caridade; a leitura de Sutras Sagradas e palavras da Verdade; a prática da Meditação Shinsokan (que, numa tradução livre, significa "ver e contemplar Deus").

A Seicho-No-Ie também estuda as "leis mentais", das quais se destaca a lei "Os semelhantes se atraem" (Lei da Atração).

Além disto, a Seicho-No- ie tem algumas normas fundamentais que devem ser praticadas pelos adeptos da doutrina, estas normas são: Agradecer a todas as coisas do Universo; Conservar sempre o sentimento natural; Manifestar o amor em todos os atos; Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos; Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas; Anular totalmente o ego; Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível; Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.

A Doutrina da Seicho-no-iê é alicerçada nas escrituras de Masaharu Taniguchi, sendo as mais importantes entre os adeptos, a "Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade" (Seikyo Kanro-no-Hou) e a Coleção "A Verdade da Vida" (Seimei no Jissô), composta por 40 volumes, que sintetiza as pregações de Taniguchi.

A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.

Existem pessoas que, mesmo já sendo adeptas de uma religião e freqüentando assiduamente suas atividades, sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, que por sua vez recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição.

Lembro que quando frequentava a Seicho - No -Ie sentia imensa alegria durante todos os rituais e palestras ministrados em seus templos.

Para saber mais:

Seicho - No - Ie do Brasil

Livros:

Alegria de Cultuar os Antepassados
Kamino Kusumoto

Assim se concretiza o bem
Seicho Taniguchi

Melhore seu Destino Orando pelos Antepassados
Masaharu Taniguchi

Primeiro passo para a paz
Masanobu Taniguch

Caminho da Paz Pela Fé
Masanobu Taniguchi

A Verdade da Vida vol. 01 ao vol. 40
Masaharu Taniguchi

A Verdade Vol. 1 ao vol. 10
Masaharu Taniguchi

Convite à Felicidade - Vol. 1 e 2
Masaharu Taniguchi

O que deve fazer o dedicado à iluminação
Masaharu Taniguchi


A Prosperidade em Suas Mãos
Yoshihico Iuassaca

Saúde e Prosperidade
Masaharu Taniguchi

A Felicidade da Mulher, Vol. 1 e 2
Masaharu Taniguchi

O que é Seicho-No-Ie
Masaharu Taniguchi

Texto revisado por Nandaschime do Earnmix

Marcadores: , , ,

6 Comentários:

Às 22 de maio de 2010 às 15:36 , Anonymous Roberto de Souza disse...

Fico nuito feliz em saber que vc conhece este maravilhoso ensinamento.

MUITO OBRIGADO!

 
Às 22 de maio de 2010 às 16:02 , Blogger Giba disse...

Roberto,
Muito obrigado por sua visita.
Sai desta doutrina para pesquisar outras, pois sou contra a idéia de julgar uma doutrina sem ter sido frequentador e entender as consequências que esta traz a seus devotos seguidores.
A Seicho-no-ie me ensinou apenas lições boas e as trago comigo.

Leh, muito obrigado a você também por sua visita e saiba que mesmo na igreja Católica, você pode aplicar os ensinamentos do Budhismo e da Seicho-no-ie, pois eles apenas completam os ensinamentos de Jesus Cristo.

Sempre que possível, independente de onde eu esteja, procuro levar as pessoas este conhecimento.

 
Às 22 de maio de 2010 às 21:49 , Anonymous Rose disse...

EU ACREDITO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS PERFEITO E TENHO COMO FILOSOFIA E RELIGIÃO O "AMOR".
FAÇO A ORAÇÃO DO PERDÃO DA SEICHO-NO-IE TODOS OS DIAS E TENHO RESULTADOS MARAVILHOSOS. ÓTIMA MATERIAL, ESCREVA SOBRE OUTRAS RELIGIÕES.ABRAÇO

 
Às 22 de maio de 2010 às 22:10 , Blogger Giba disse...

Olá Rose, muito obrigado por sua visita.
Eu já venho escrevendo sobre religião a algum tempo.
Aqui no blog você pode encontrar artigos sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, sobre a a Igreja Messiânica Mundial, sobre a Igreja Universal do Reino de Deus, O Budhismo, Congregação Cristã no Brasil, sobre a Pró Vida, os Testemunhas de Jeová e Maçonaria, entre outros artigos.
Também serão publicados aqui artigos sobre outras doutrinas, é só acompanhar.
Um grande abraço
Giba

 
Às 26 de maio de 2010 às 16:11 , Blogger JORNALISMO ANTENADO disse...

Olá amigo Gilberto, quando eu tinha meus 17/18 anos frequentei um bom tempo as reuniões na Seicho-No-Ie . Sempre gostei da filosofia da Lei da Atração, apesar que não sei se consigo ser tão positiva quanto eles pregam(apesar de saber que eles tem razão...)Pasme eu tentava fazer a Meditação Shinsokan e tudo, pra alguém agitado com eu era um suplício..rs

Adorei o post .
Parabéns
Beijos no coração
Márcia Canêdo

 
Às 30 de maio de 2010 às 12:38 , Blogger Giba disse...

Meu amigo Arnaldo Ribeiro, encontrei também estas mesmas palavras e muito mais em três doutrinas.
A Messiânica, que alêm dos ensinamentos citados por você, ensina também seus adeptos a se alimentar melhor e cuidar melhor do planeta, animais e plantas.
A Seicho-No-Ie que também ensina que tudo o que foi criado por Deus tem que ser tratado como divino e por assim ser tem que ser respeitado.
E o Espiritismo, que além do que já foi citado acima, faz das palavras do espírito da verdade sua base.
Um ponto que considero um grande erro, é o fato de as pessoas não procurarem as diversas formas de dizer amesma coisa, pois se assim o fizessem, não teriamos tantos conflitos religiosos e o planeta com toda sua criação não estaria tão degladado.
Obrigado por seus comentários e sinta-se a vontade para faze-los quando quiser.
Um grande abraço
Giba

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial