This Page

has been moved to new address

Atletas Pedem Fim da Violência Contra as Mulheres Durante os Jogos Rio 2011

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Atletas Pedem Fim da Violência Contra as Mulheres Durante os Jogos Rio 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Atletas Pedem Fim da Violência Contra as Mulheres Durante os Jogos Rio 2011

UNA-SE Brasil

Atletas, como Jadel Gregório, convocam o público dos 5º Jogos Mundiais Militares a dizer não à violência contra as mulheres. Iniciativa marca a parceria entre as Nações Unidas, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e o Ministério da Defesa.


Homens e mulheres da delegação brasileira para os 5º Jogos Mundiais Militares se unem pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. Antes de se lançarem à competição, Jadel Gregório (salto triplo), Denise Campos (maratona), Luiz Ramos (boxe), Kátia Cilene (futebol feminino), Rafael Lima (boxe), Simone Lima (pentatlo) e Soraya Cabral (corrida de orientação) dedicaram parte do seu tempo para participar da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas 


O grupo respondeu ao desafio global de acabar com a violência contra as mulheres e meninas. E segue agora convocando atletas e o público dos 5º Jogos Mundiais Militares por meio de mensagens em vídeo, folhetos e materiais de sensibilização que serão distribuídos nas Vilas Militares, espaços de convivência e competições finais de vôlei feminino de praia e de quadra, atletismo e de futebol feminino e masculino.

Por meio da parceria entre as Nações Unidas, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB e o Ministério da Defesa, a campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, liderada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, chega ao maior evento esportivo militar já realizado no Brasil, que vai reunir 112 países e mais de 4.000 atletas, no período de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro.

UNA-SE nos Jogos Rio 2011

A mensagem da campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” vai circular nos principais espaços e instalações dos 5º Jogos Mundiais Militares. Placas fixadas nos estádios Engenhão, Maracanãzinho, São Januário e Parque Aquático Maria Lenk e abordagens com atletas e públicos das competições de atletismo, vôlei de praia feminino e masculino, vôlei de quadra feminino e masculino, futebol feminino e masculino fazem parte da estratégia de sensibilização da campanha.

No corpo-a-corpo, as Nações Unidas e a equipe voluntária, mobilizada com o apoio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, vão distribuir mochilas, fitas de pulso e folhetos da campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”. O objetivo é sensibilizar e engajar o público dos 5º Jogos Mundiais Militares para a prevenção e a eliminação da violência de gênero, fenômeno global que atinge mulheres e meninas de todas as classes sociais, raças e culturas. As ações promocionais focadas no grande público vão acontecer nos dias 23 e 24 de julho durante as competições finais (ver programação abaixo) dos 5º Jogos Mundiais Militares.

Gênero, Esporte e Paz

Durante os Jogos, a ONU Mulheres participará, nos dia 17 e 18 de julho, do Seminário Esporte, Desenvolvimento e Paz promovido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Na segunda-feira (18/7), Júnia Puglia, coordenadora de Programas da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, será uma das expositoras do seminário. Ela vai falar sobre a importância da perspectiva de gênero no esporte e como isso pode influir positivamente nas Operações de Paz. O seminário acontecerá na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Além das ações promocionais, as Nações Unidas vão expor vídeos, publicações e portais de internet da Campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” no Espaço Cultural Sergio Vieira de Mello, que vai funcionar do dia 18 a 22 de julho, na Vila Militar. O ponto alto da programação da campanha está programado para a sexta-feira (22/7), a partir das 9h, quando haverá a apresentação do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco & Cultural Saias na Folia.

Todas as atividades da Campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” nos Jogos Rio 2011 são desenvolvidas pela ONU Mulheres, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), UNIC Rio (Centro de Informação das Nações Unidas) e Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com apoio do Ministério da Defesa.

Programação

Dia
Horário
Ação/Local
16/7
16h
Abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares - Engenhão
17 e 18/7

Seminário Esporte, Desenvolvimento e Paz
Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Praça General Tibúrcio, 125 -  Praia Vermelha – Rio de Janeiro/RJ)
18/7
15h
Inauguração do estande das Nações Unidas
Vila Militar (Av. Duque de Caxias, 700 – Deodoro – Rio de Janeiro/RJ)
19 a 21/7
9h às 17h
Visitação ao estande das Nações Unidas
Exibição de vídeos, acesso aos portais de internet e redes sociais da campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, distribuição de material
22/7
9h
Apresentação do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco & Cultural Saias na Folia
Vila Militar (Av. Duque de Caxias, 700 – Deodoro – Rio de Janeiro/RJ)
23/7
9h
10h/11h
17h/19h
18h30
Distribuição de materiais da campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”
Final de Atletismo – Engenhão
Final do Vôlei de Praia Feminino – Posto 2 de Copacabana
Final do Vôlei de Quadra Masculino e Feminino- Maracanãzinho
Final do Futebol Masculino – Engenhão
24/7
18h
Cerimônia de Encerramento dos 5º Jogos Mundiais Militares – Engenhão

ONU nos 5º Jogos Mundiais Militares – Campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”
Data: 16 a 24/7/2011
Locais: Visita ao estande ONU, na Vila Militar, de 19 a 22/7.

 
Ações nos dias 22 e 23/7 no Engenhão, Maracanãzinho, São Januário, Parque Aquático Maria Lenk e Posto 2 de Copacabana.

Informações: www.onu.org.br/unase
 
Cobertura das atividades nas redes sociais da Campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”:
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial