This Page

has been moved to new address

Brincadeira perigosa

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Brincadeira perigosa

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Brincadeira perigosa


A brincadeira de soltar pipas (papagaio em algumas regiões) tem milhares de adeptos em todos os lugares, porém eu nunca vi nenhuma matéria abordando os aspectos negativos desta prática, com exceção de alguns acidentes mostrados como se o único problema fosse o uso de cerol (mistura de cola com vidro moído que tem por finalidade cortar a linha de outros pipas).
Quero chamar a sua atenção para os seguintes pontos:
  1. Prejuízo para as redes elétricas, além das linhas cortarem os cabos e isolações destes, podem gerar curto circuito, comprometendo o fornecimento de energia elétrica para a região; As concessionárias de distribuição de energia elétrica gastam muito dinheiro com limpeza das fiações, dinheiro este que poderia estar sendo usado para ampliar a oferta e diminuir a tarifa dos consumidores.
  2. O mesmo problema afeta as redes de telefonia fixa e quando o corte na isolação demora para ser detectado ficamos vários dias convivendo com chiados e interferência em nossos telefones.
  3. Para quem tem o privilégio de contar com tv a cabo o problema é o mesmo.
  4. As pipas são produzidas com papel, varetas de bambu ou plastico para a estrutura e sacolas ou sacos plásticos cortados em tiras para a rabiola (cauda do brinquedo), pois bem, a maioria das pessoas sabe que o plástico demora em média 100 anos para se decompor, agora imagine a quantidade de plastico arremessada no meio ambiente por estes artefatos, o prejuízo é de todos.
  5. O risco de choque elétrico é o maior dos perigos, o menino da foto abaixo foi eletrocutado brincando com pipa.
  6. Quando a prefeitura de sua cidade iniciar a limpeza de bueiros e bocas de lobo, repare quanto lixo foi produzido por pipas.
  7. Quem tem instalada em casa antenas, sejam elas para recepção de sinais de televisão ou rádio sabe que em média duas vezes por ano temos que tirar restos de pipas e linha que ficam enroscados, isso quando não temos a bela surpresa de encontrarmos nossas antenas quebradas, e nenhum pai arca com os prejuízos que tivemos por causa de seus filhos.
  8. Os radioamadores também tem o mesmo problema do item anterior, porém com um agravante, suas antenas são muito mais caras.
  9. Na intenção de recuperar pipas que tiveram sua linha cortada, as crianças não medem esforços, invadindo casas, atravessando ruas sem cuidado nenhum, subindo em telhados onde nem sempre as telhas resistem a agressão. Também é comum criança sendo mordida por cachorro e se cortando nos cacos de vidro que algumas casas tem em cima do muro.
  10. Se você consultar uma oficina mecânica que faz manutenção em suspensão veicular, verá que a maioria das vezes que se é preciso trocar as coifas de homocinética, o motivo são os cortes causados por linha de pipa que se enrosca nesta peça.
  11. Ainda citando os prejuízos automotivos, outras vítimas são as borrachas dos vidros, as antenas do rádio, a pintura e alguns acessórios.
  12. Para piorar a situação, há aqueles muitos que usam em suas linhas o cerol, que nada mais é que cola com vidro moído, uma verdadeira arma, é só ir a um hospital público e perguntar para qualquer médico ou enfermeiro sobre os acidentes com cerol que ocorrem com ciclistas, motociclistas, pedestres e até mesmo com os usuários, aproveite também e procure na internet as fotos de vítimas do cerol.
  13. Na praia também há o perigo de um banhista se machucar ao se enroscar na linha com cerol que esteja na água ou na areia.


  14. E para concluir, o perigo para nós é também o mesmo para os animais.
Não se faça de cego diante do perigo real que esta brincadeira traz, oriente seus filhos, irmãos , sobrinhos, vizinhos , alunos, gato, cachorro, peixe e papagaio.
Não esqueça que o uso de cerol é crime previsto no código penal.
Pense que você e sua família podem ser vítimas.

Para mais informações acesse:
www.cerol.com.br
Fragmentos de Lucidez
Crentes.net

Notícias relacionadas:
Mixx
G1 Noticias
www.uai.com.br
Folha Online
Diário de Iguape
Ultimas notícias
www.uai.com.br

Marcadores:

1 Comentários:

Às 23 de janeiro de 2009 às 20:20 , Blogger Unknown disse...

meu maior sonho é soltar pipa/tenho mais de 40 anos e nunca fiz isso - pode acontecer um probleminhas mas o que nao é arriscado na vida???

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial