This Page

has been moved to new address

Por Conta do Fiel e do Diabo

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Por Conta do Fiel e do Diabo

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Por Conta do Fiel e do Diabo

Especialistas, estudiosos e alguns jornalistas tem se dedicado nos últimos anos a estudar o fenômeno do crescimento das igrejas neopentecostais, que são um subgrupo das igrejas protestantes, mais conhecidas como igrejas evangélicas.

Para os olhos mais atentos, percebe-se que o avanço destas igrejas acontece principalmente entre os habitante mais pobres, os de classe média que tiveram falência financeira e os que são ou foram acometidos de enfermidades graves, ou seja, a dor, o sofrimento e a necessidade financeira são os condutores naturais de aceitação da doutrina.

Teologia da Prosperidade 1
Até onde pude chegar em minha pesquisa, os motivos do crescimento são os seguintes:

Primeiro é o fato de a igreja Católica Apostólica Romana não ser eficiente no quesito de despertar a fé emocional de maneira eficiente. Geralmente os cultos católicos são, com exceção do "Movimento Carismático", parados, tristes, sérios, melancólicos. Em contrapartida, os culto na maior parte das doutrinas neopentecostais são alegres, agitados, fervorosos, alguns chegam a se assemelhar com festas e/ou palestras motivacionais.

O segundo ponto a se relevar é o uso, muitas vezes exagerado, da mídia, seja ela jornais, televisão, rádio, revistas, internet, entre outras. E quando digo exagerado, não estou brincando, basta observar a quantidade de horas disponíveis diariamente nos vários canais de televisão apenas para os cultos de igrejas neopentecostais, a quantidade de emissoras de rádio vinculadas a elas e a quantidade de publicações impressas destinadas a veicular informações desta doutrina.

Outra questão que me chama a atenção é que ao contrário de outras, as instituições neopentecostais são administradas não como igrejas mas como empresas, o que definitivamente aumenta, e muito, a eficiência de seus métodos.

Diferente de outras doutrinas, é muito comum as igrejas neopentecostais abrirem as portas muito cedo e fecharem tarde, ficando pelo menos dois terços do dia a disposição de seus fieis e conseqüentemente, a disposição de novos fieis, ou seja, é possível para a maioria das pessoas escolherem o horário que melhor se adequa a suas necessidades. Desta maneira temos a igreja a disposição do fiel e não o contrário como acontece nas outras doutrinas, onde o fiel é que tem que se adaptar aos horários da igreja.

Igreja Renascer
Mas eu iniciei esta matéria para tentar explicar o que vem a ser a "Teologia da Prosperidade", que é o tratado onde toda a doutrina neopentecostal se apóia.
A "Teologia da Prosperidade" é um conjunto de princípios básicos, onde se afirma que o cristão verdadeiro deve ter a conciencia de que tem direito a ter felicidade integral durante sua vida e também tem o direito de exigi-la. Para isso a única ferramenta é a confiança plena de seus direitos e a certeza de que Jesus Cristo proverá tudo o que se pedir.

O inicio da "Teologia da Prosperidade" foi em Nova York da década de 40 por Essek William Kenyon que atuou como pastor nas igrejas Batista e Metodista. Willian foi influenciado por seitas cristãs que empregavam teorias metafísicas, assim desenvolvendo estudos sobre o poder da mente, do pensamento positivo e aniquilação das doenças por sugestão mental. Ele veio de uma infância pobre e cheia de doenças; Aos 16 anos diz ter recebido uma revelação quando lia Mc 11.23,24, entendendo que tudo se pode obter de Deus, desde que confesse em voz alta, nunca duvidando da obtenção da resposta, mesmo que as evidências indiquem o contrário. Isso é a essência da "Confissão Positiva", que mais a frente explicarei com detalhes.

Willian teve um discípulo de nome Kenneth Hagin, que foi pastor da igreja Batista, da Assembléia de Deus, entre outras, quando aos 30 anos de idade fundou sua própria igreja que batizou como Instituto Bíblico Rhema.

Estava fundada a "Teologia da Prosperidade", que é basicamente dividida em três pontos principais:

O primeiro ponto é a autoridade espiritual que segundo K. Hagin, Deus tem dado autoridade (unção) a profetas nos dias atuais, como seus porta-vozes. Ele diz que "recebe revelações diretamente do Senhor"; "...Dou graças a Deus pela unção de profeta...Reconheço que se trata de uma unção diferente...é a mesma unção, multiplicada cerca de cem vezes" (Hagin, Compreendendo a Unção, p. 7).

O segundo ponto é a benção e a maldição da lei que K.Hagin diz, com base em Gl 3.13,14, que fomos libertos da maldição da lei, que tem entre seus principais iténs a pobreza, a doença e a morte espiritual.

Ele toma emprestadas as maldições de Dt 28 contra os israelitas que pecassem. Segundo essa doutrina, o cristão tem direito a saúde e riqueza; diante disso, doença e pobreza são maldições da lei. Eles ensinam que "todo cristão deve esperar viver uma vida plena, isenta de doenças" e viver de 70 a 80 anos, sem dor ou sofrimento. Quem ficar doente é porque não reivindica seus direitos ou não tem fé. E não há exceções. Pregam que Is. 53.4,5 é algo absoluto. Fomos sarados e não existe mais doença para o crente. Os seguidores de Hagin enfatizam muito que o crente deve ter carro novo, casa nova própria, as melhores roupas, uma vida de luxo.

Igreja Renscer em Cristo
O terceiro ponto é a confissão positiva que está incluída na "fórmula da fé", que Hagin diz ter recebido diretamente de Jesus, que lhe apareceu e mandou escrever de 1 a 4, a "fórmula".

Se alguém deseja receber algo de Jesus, basta segui-la:

1) "Diga a coisa" positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo. De acordo com o que o indivíduo quiser, ele receberá". Essa é a essência da confissão positiva.

2) "Faça a coisa". "Seus atos derrotam-no ou lhe dão vitória. De acordo com sua ação, você será impedido ou receberá".

3) "Receba a coisa". Compete a nós a conexão com o dínamo do céu". A fé é o pino da tomada. Basta conectá-lo.

4) "Conte a coisa" a fim de que outros também possam crer". Para fazer a "confissão positiva", o cristão deve usar as expressões: exijo, decreto, declaro, determino, reivindico, em lugar de dizer : peço, rogo, suplico; jamais dizer: "se for da tua vontade", pois isto destrói a fé.

Já sabemos que o inicio da Teologia da Prosperidade foi na década de 40 nos Estados Unidos, mas a efetiva introdução no meio evangélico se deu na década de 70.

A conseqüência desta introdução foi a adição de um cunho de auto-ajuda muito forte, a crença na cura prosperidade e poder através de chavões ditos em voz alta como "Em nome de Jesus", "No nome de Jesus" e da confissão também em vós alta da "Palavra" para receber as bençãos almejadas.

Através de um mecanismo chamado ""Confissão Positiva", o cristão compreende que tem direito a tudo de bom e de melhor que a vida pode oferecer: saúde perfeita, riqueza material, poder para subjugar Satanás, uma vida plena de felicidade e sem problemas. Em contrapartida, dele é esperado que não duvide minimamente do recebimento da bênção, pois isto acarretaria em sua perda, bem como o triunfo do Diabo. A relação entre o fiel e Deus ocorre pela reciprocidade, o cristão semeando através de dízimos e ofertas e Deus cumprindo suas promessas.

Catedral da Fé
No Brasil a primeira e principal igreja seguidora dessa doutrina é a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), fundada em 1977 por Edir Macedo que adaptou as suas práticas para as características brasileiras, além de possuir metodologias e princípios próprios. Em vez de ouvir num sermão que "é mais fácil um camelo atravessar um buraco de agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus" (Mateus 19,24 e Marcos 10,25), agora a novidade reside na possibilidade de desfrutar de bens e riquezas, sem constrangimento e com a permissão de Deus.

Para os pobres e desafortunados de uma em maneira geral, o direito de possuir as bênçãos como filho de Deus traz alívio e esperança na solução de todos os seus problemas. Segundo Edir Macedo, Jesus veio pregar aos pobres para que estes se tornassem ricos. Arrependimento e redenção, tema central no Cristianismo, e as dificuldades nesta vida para o justo de Deus são temas raramente tratados.

Igreja Internacional da Graça
Além da IURD temos as Igrejas Renascer em Cristo, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Nova Vida, Bíblica da Paz, Cristo Salva, Cristo Vive, Verbo da Vida, Nacional do Senhor Jesus Cristo e pelas organizações Adhonep, Missão Shekinah e Internacional da Graça de Deus.

Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
Um importante ponto dentro da doutrina da IURD, assim como na maioria das outras igrejas neopentecostais brasileiras é a intervenção do Diabo na vida do homem. Ele, o Diabo, é o elemento perturbador que está entre a graça de Deus e os pedidos do fiel.

As bênçãos estão ao alcance de todos mediante a fé, inclusive com a alteração radical de realidades miseráveis em vidas prósperas; porém, se alguém tiver qualquer envolvimento direto ou indireto com o Diabo ou não estiver disposto a "sacrificar" para a obra de Deus, não será agraciado.

Não é primordialmente o pecado (individual ou social) que impede a posse dos bens, mas o Diabo, que age segundo seu próprio arbítrio, contra quem o fiel deve lutar. Uma vez que a responsabilidade fica por conta do fiel e do Diabo, cria-se uma linha de tensão entre a posse da bênção e a atuação diabólica. Este mecanismo permite explicar porque muitos fiéis não alcançam a graça.

Ao longo do ano de 2001, a IURD passou a utilizar o vocábulo ”encosto” que na linguagem popular corresponde aproximadamente à “obsessor” na nomenclatura espírita. O encosto passou a ser a entidade que “pessoalmente” provoca todo e qualquer tipo de mal ao homem, aparentemente a serviço do Diabo.

Creio que essa mudança estratégica se deva a dois fatores: Primeiro o de sugerir ao fiel que ele pode vencer mais facilmente o inimigo, já que não se trata do próprio Diabo em pessoa; e segundo pelo aprendizado prático dos pastores que perceberam que não estão tratando sempre com a mesma entidade durante as seções onde supostamente o Diabo se manifestava através de alguns fiéis.

A este propósito devemos lembrar, mais uma vez, que segundo a doutrina da IURD, o indivíduo não é exatamente a sede do pecado, o que exigiria dele o arrependimento, mas uma vítima da ação maligna: o ato de pecar não deriva de sua escolha, mas o "Mal" é fruto do "encosto" que atrapalha a sua vida, em especial a financeira, que consideram um sinal de bênção.

Templo Maior IURD
Na busca da bênção, o fiel deve determinar, decretar, reivindicar e exigir de Deus que Ele cumpra sua parte no acordo; ao fiel compete dar dízimos e ofertas. A Deus cabe abençoar. Ao estabelecer esta relação de reciprocidade com Deus, o que ocorre é que Ele, Deus, fica na obrigação de cumprir todas as promessas contidas na Bíblia na vida do fiel. Torna-se cativo de sua própria Palavra.

O "Bispo" Edir Macedo ensina como proceder:
Comece hoje, agora mesmo, a cobrar d'Ele tudo aquilo que Ele tem prometido (...) O ditado popular de que 'promessa é divida' se aplica também para Deus. Tudo aquilo que Ele promete na sua palavra é uma dívida que tem para com você (...) Dar dízimos é candidatar-se a receber bênçãos sem medida, de acordo com o que diz a Bíblia (...) Quando pagamos o dízimo a Deus, Ele fica na obrigação (porque prometeu) de cumprir a Sua Palavra, repreendendo os espíritos devoradores (...) Quem é que tem o direito de provar a Deus, de cobrar d'Ele aquilo que prometeu? O dizimista! (...) Conhecemos muitos homens famosos que provaram a Deus no respeito ao dízimo e se transformaram em grandes milionários, como o sr. Colgate, o sr. Ford e o sr. Caterpilar. (MACEDO, Vida com Abundância, p. 36).

E prossegue:
Ele (Jesus) desfez as barreiras que havia entre você e Deus e agora diz ¾ volte para casa, para o jardim da Abundância para o qual você foi criado e viva a Vida Abundante que Deus amorosamente deseja para você (...). Deus deseja ser nosso sócio (...). As bases da nossa sociedade com Deus são as seguintes: o que nos pertence (nossa vida, nossa força, nosso dinheiro) passa a pertencer a Deus; e o que é d'Ele (as bênçãos, a paz, a felicidade, a alegria, e tudo de bom) passa a nos pertencer. (MACEDO, Vida com Abundância, pp. 25,85-86).

Templo IURD João Dias
O Neopentecostalismo se caracteriza exatamente por este tipo de relacionamento do fiel com Deus, inspirada na Teologia da Prosperidade: o cristão tem direito a tudo de bom e de melhor neste mundo. Nas palavras de Macedo: A Bíblia tem mais de 640 vezes escrita a palavra oferta. Oferta é uma expressão de fé. Se Deus não honrar o que falou há três ou quatro mil anos, eu é que vou ficar mal. (MACEDO, O Globo, 29/4/1990). Cabe ao fiel demonstrar revolta diante de Deus e "de dedo em riste" exigir que as promessas bíblicas se cumpram.

Torna-se impossível não evidenciar que essa relação agrega um forte simbolismo ao dinheiro: o fiel propõe trocas com Deus para conseguir a bênção desejada. Neste discurso, a soberania de Deus é compartilhada pelo fiel na relação de troca. É incentivado que o fiel se acomode ao mundo das novas tecnologias, acumule riquezas, more melhor, possua carro e não tenha sentimento de culpa por não negar o mundo; pelo contrário, a conduta ascética tem diminuído entre os pentecostais desde a década de 70.

Na relação de troca o fiel dá o dízimo, ofertas, participa das campanhas:
É necessário dar o que não se pode dar. O dinheiro que se guarda na poupança para um sonho futuro, esse dinheiro é que tem importância, porque o que é dado por não fazer falta não tem valor para o fiel e muito menos para Deus. (MACEDO, Isto É Senhor, 22/11/1989).

Teologia da Prosperidade
E tem a garantia dos pastores de que Deus cumprirá sua parte: Ele ficará na obrigação de cumprir Sua Palavra. (MACEDO, Mensagens, p. 23). E ainda, O ditado popular de que 'promessa é dívida' se aplica também a Deus. (CRIVELLA, 501 Pensamentos do Bispo Macedo, p. 103). A ênfase na necessidade de dízimos e ofertas é explicada pelos líderes da IURD: caso o fiel não alcance o sucesso almejado, a responsabilidade e a falha são suas.

As doações em dinheiro ou bens são presentes colocados no altar de Deus, logo, para uma grande bênção, um valioso presente! A fé é um instrumento de troca; uma mercadoria, e nesta relação "toma lá, dá cá", a imagem de Deus torna-se mais próxima e trivializada, em oposição à doutrina difundida pelo protestantismo histórico e pelo catolicismo tradicional, a partir da qual reverência e submissão são enfatizadas.

Templo IURD Cidade do Mexico
Dependendo do grau de interesse do ofertante, o presente, por mais caro que seja, ainda assim se torna barato diante daquilo que está proporcionando ao presenteado. Quando há um profundo laço de afeto, ternura e amor entre o que presenteia e o que recebe, o presente nunca deve ser inferior ao melhor que a pessoa tem condições de dar. (MACEDO, O Perfeito Sacrifício: o significado espiritual do dízimo e ofertas, p. 12).

O fiel deve sacrificar o "seu tudo". A IURD tem uma campanha em que estimula o fiel a doar o máximo que puder na espera da bênção. Muitas pessoas dão tudo o que têm naquele momento de sua vida: uma caderneta de poupança, o dinheiro para comprar comida, o dinheiro para o ônibus, e assim por diante.

Aqueles que vêem as doações das ofertas com maus olhos, ou seja, do ponto de vista meramente mercadológico, principalmente do lado da Igreja, também têm dificuldades para compreender a razão da vinda do Filho de Deus ao mundo. (...) haja vista que a oferta está intimamente relacionada com a salvação eterna em Cristo Jesus. (MACEDO, O Perfeito Sacrifício: o significado espiritual do dízimo e ofertas, p. 14).

O adepto é conclamado a concorrer por melhores condições num mundo de extrema desigualdade social. E ainda tem de assumir uma responsabilidade a mais: a de ter sucesso, senão sua vida pode estar comprometida com as forças malignas ou com sua própria incapacidade de gerenciar suas possibilidades. Há muitas oportunidades para aqueles que vivem nos bolsões de pobreza? É onde se encontram muitas igrejas da Universal. Mas, mesmo assim, é preciso "sacrificar" diante de Deus e, de preferência, em dinheiro: Aqueles que examinam o custo do sacrifício jamais sacrificarão uma grande oferta, e aqueles que não sacrificam para a obra de Deus jamais conquistarão qualquer vitória. (CRIVELLA, 501 Pensamentos do Bispo Macedo, p. 21).
Colocado nestes termos, é o fiel quem decide: Tudo depende de você. Se perseverar, automaticamente conquistará as bênçãos de Deus. E assim, entrará na terra prometida. (MACEDO, Mensagens, p. 21).

Templo IURD Boston USA
E a igreja administra a sua doação: A árvore proibida, no paraíso, representava o dízimo, isto é, a parte de Deus na qual o homem não podia sequer tocar, embora pudesse regá-la e fazê-la crescer. (CRIVELLA, 501 Pensamentos do Bispo Macedo, pp. 99-100). Já ao fiel cabe expulsar Satanás, participar das correntes de prosperidade, ler sobre como muitos irmãos conseguiram resultados exigindo de Deus o que têm direito. De resto, aquele que não alcançar uma bênção, não dará testemunho nem será citado nos livros.

É certo que muitas pessoas neste mundo são ricas, mesmo sem possuírem Deus no coração. Vencem, entretanto, porque confiam na força do seu trabalho, e por isso, são possuidoras de uma riqueza honesta e digna. (...) Reafirmo que nossa vida depende de nós mesmos. (MACEDO, Mensagens, pp. 27, 22).

Algumas das características do discurso iurdiano denotam a recomendação de autoconfiança; o fiel deve crer nele mesmo, em sua capacidade individual. A estratégia oferecida pela IURD, baseada na Teologia da Prosperidade, estimula o membro da igreja a ser participativo nos cultos em relação a ofertas e dízimos e reivindicar perante Deus aquilo que lhe pertence por direito. Se todo o discurso sobre espiritualidade vem atrelado à intervenção do Diabo, quando se trata de dinheiro, o fiel tem de ir à luta e buscar a Deus com revolta, que neste caso, assume um sentido de inconformidade com a própria situação: doença, pouco dinheiro, ser empregado assalariado, etc., e é Deus quem tem que assumir Sua posição diante do fiel: a IURD assim o exige. Porque Deus é obrigado, como em um contrato, a fazer sua parte!

Depende apenas de você o que será feito de sua vida, pois quem decide nosso destino somos nós mesmos. Não são as outras pessoas; não é Deus, nem o Diabo. (...) Não adianta ficar só jejuando ou orando. É preciso buscar o que você quer; fazer a sua parte, e então falar ousadamente com Deus, revoltado com a situação. Você deve dar o primeiro passo, pois Deus não o fará por você. (MACEDO, Mensagens, p. 28)

Templo IURD Chicago
É evidente que esta teologia tem conseguido, até o momento, um grande sucesso tendo em vista o objetivo da expansão do número de fiéis e da área de abrangência das igrejas, inclusive a nível internacional.

Não é objetivo desse artigo julgar se esse fenômeno (o crescimento dessas igrejas) é um fato positivo ou negativo.

O exame dos benefícios ou não da propagação da "Teologia da Prosperidade" fica a cargo do leitor, que além de usar de seu bom senso, poderá pesquisar entre diversos livros, matérias de imprensa e/ou no Google.

A conclusão... deixo a seu critério.

Fontes:

Kenneth Hagin, Compreendendo a Unção
Edir Macedo, Vida Com Abundância
Edir Macedo, Mensagens
Marcelo Crivela, 501 Pensamentos do Bispo Macedo
MACEDO, O Perfeito Sacrifício: o significado espiritual do dízimo e ofertas
Revista Brasileira de História, Os pentecostais: Entre a fé e a política
Biblioteca Universia, Discurso da Teologia da prosperidade
Nova Consciência, Anticalvinismo brasileiro: A expansão negativa da Teologia da Libertação
CNBB, O Diálogo Católico-Pentecostal no Brasil
Alister McGrath, Teologia para amadores
David Lambert, Coleção Bem Aventuranças - Gozo no Sofrimento: Recebendo Seu Prêmio
Jeff Purswell / Wayne A Grudem, Manual de Doutrinas Cristãs

Compre seus livros, CD's e DVD's cristãos na Livraria Edificai

Marcadores: ,

8 Comentários:

Às 7 de setembro de 2009 às 13:17 , Anonymous Anônimo disse...

Uau, Que tratado você fêz das igrejas neopentecostais. Perfeito! Essa tão propalada Prosperidade com certeza pode ser vista no luxo em que esses pastores vivem, e o coitado do povo, em sua ignorância, sempre espera por uma coisa melhor e acaba enriquecendo cada vez mais eles.
E eu ainda continuo dizendo que a religião é um crime hediondo.

 
Às 7 de setembro de 2009 às 13:24 , Anonymous Anônimo disse...

Obrigado por suas palavras professor, sempre é uma boa surpresa ter aqui sua visita e seus comentários.
Pretendo não expor minha opinião a respeito, apenas quero trazer informação.
No futuro, após ter descrito as principais doutrinas, desfio o "Rosário", com todo respeito é claro.

 
Às 7 de setembro de 2009 às 20:28 , Blogger Iara Alencar disse...

Nossa!!!
pra mim se resume a aproveitar de um momento fraco de uma pessoa para dizer que deus é fiel.

 
Às 13 de outubro de 2009 às 09:24 , Anonymous Jonatan disse...

Eu e meu pai gostamos bastante da rádio Antena 1,mas infelizmente virou uma rádio evangélicas.Aqui em Goiânia tinha época que tava fogo,quase todos onibus tinha querendo "converter" a galera.Logo vão tomar de conta até da Tv a Cabo.O que eu fico triste é ver que têm gente que se acha superior porque dizem ter a "Salvação",mas ainda bem que não todos.

 
Às 26 de outubro de 2009 às 11:37 , Anonymous Lucho disse...

Simplesmente genial o texto. Diz absolutamente tudo do porquê o evangelismo cresceu tanto no Brasil. De fato a ignorância é uma bênção.

Parabéns pelo texto, Giba. Parabéns mesmo.

 
Às 9 de novembro de 2009 às 02:44 , Blogger Ivo S. G. Reis disse...

Já comentei este artigo quando você o postou lá no nosso "Irreligiosos". Mas foi de um alerta e clareza tão grandes que nunca é demais comentá-lo do novo.

Há alguns anos também tive a curiosidade de saber o porquê do crescimento tão exagerado dos evangélicos e cheguei mais ou menos às mesmas conclusões a que você chegou: são o seu público-alvo, a forma de "gerenciar" as instituições (como se fossem empresas) e o agressivo "marketing religioso evangélico".

A respeito do marketing, publiquei em blogs e jornais virtuais, o artigo: "Marketing religioso evangélico... Como funciona?", hoje com mais de 5.000 leituras. No referido artigo são explicadas as técnicas de proselitismo usadas para "arrebanhar fiéis", mostrando como são eficientes.

E não se espantem se mais dia menos dia a ICAR também resolver seguir técnicas semelhantes, já que está perdendo terreno (e feio) para os evangélicos, que crescem num ritmo muito maior, tudo levando a crer que em 10 anos (a continuar nesse ritmo) possam equiparar-se aos católicos em número de fiéis ou até superá-los.

Então, daqui para frente, observem o que a ICAR está fazendo e no que está mudando e comprovem. Se vai conseguir, não dá para saber, mas que vai tentar alguma coisa para estancar ou reverter o crescimento evangélico, isso vai.

 
Às 9 de novembro de 2009 às 03:35 , Anonymous Anônimo disse...

Ivo, você está coberto de rasão e se reparar bem, verá que a ICAR já começou as mudanças em sua conduta, rumo ao arrebatamento de novos fieis e para tentar assegurar que os atuais não migrem para as protestantes. Creio que em breve a ICAR esteja copiando descaradamente a receita de sucesso das igrejas neopentecostais.
Um grande abraço
Giba

 
Às 7 de setembro de 2010 às 14:14 , Anonymous Douglas Dalton disse...

Giba, sou cristão e creio na Palavra de Deus. Em nenhum momento a Palavra diz que não sofreremos dificuldades neste mundo. O próprio Cristo disse:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
O verdadeiro e genuíno evangelho é que Cristo morreu por nós uma vez que estávamos perdidos em nossos pecados. Ele nos deu a salvação, a oportunidade de vivermos eternamente com Ele.
Essas são as boas novas e não a teologia da prosperidade.
Falta leitura de Bíblia! O povo é enganado por não conhecer a palavra de Deus.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial