This Page

has been moved to new address

Tragédia dos idosos no Brasil!

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Tragédia dos idosos no Brasil!

domingo, 20 de setembro de 2009

Tragédia dos idosos no Brasil!

(*) Nelson Valente

Até onde se pode acreditar nas estatísticas oficiais, o Brasil caminha para uma aceleração do envelhecimento. Temos hoje cerca de 13 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e há uma projeção,naturalmente sujeita a muitos e incontroláveis fatores, estimando essa população para 35 milhões de pessoas em 2025.

Segundo, o médico geriatra Norton Sayeg : - "Hoje, o número de idosos corresponde a 7,3% da população. No ano de 2025, representará 15%.As principais causas do envelhecimento do brasileiro são as reduções do coeficiente de mortalidade infantil, da taxa de fecundidade e da mortalidade causada por doenças infecciosas e parasitárias.Embora se saiba que o estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina já apresentam uma expectativa de vida de 70 anos, no Brasil, com tantos desequilíbrios, a situação é mesma trágica, em termos de envelhecimento".

A Paraíba, por exemplo, tem menos de 50 anos de expectativa de vida. As causas são as mais diversas, envolvendo fatores econômicos e sociais, mas de uma verificação concreta não se escapa: os idosos não recebem uma orientação adequada, em muitos casos por absoluto despreparo dos nossos médicos, além de existir uma política de saúde que chega a ser inacreditável.

A geriatria é uma especialidade de poucos, quando no mundo desenvolvido, com extensão das perspectivas de vida, ganhou enorme expressão. Como sempre, trata-se o idoso brasileiro com o nosso clássico jeitinho, o que não chega a ser exatamente uma forma de respeitá-lo.

Quantas vezes uma simples dor de cabeça representa apenas o sintoma de algo muito mais sério ? Nossas faculdades de medicina, tão criticadas (salvo as honrosas exceções), precisam acordar para esse fato social e dar a prioridade devida aos estudos ligados à gerontologia.

Antes que seja tarde.Logo, nem toda unanimidade é burra, mas inteligente e preventiva.

(*) é professor universitário, jornalista e escritor

Marcadores: ,

2 Comentários:

Às 1 de outubro de 2009 18:13 , Anonymous Guilherme Freitas disse...

Com o aumento de vida da população, o governo deve começar já a investir na terceira idade. Se começar agora, vamos agradecer no futuro. Abraços.

 
Às 11 de novembro de 2009 14:35 , Anonymous Drauzio Milagres disse...

Nosso povo/país/sociedade ainda é muito ignorante no trato com pessoas na terceira idade. Para isso mudar, é preciso ser ensinado o respeito para com o outro, independente de idade, cor, credo, nível social, formação, etc, desde quando se entra na escola. Um abraço. Drauzio Milagres.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial