This Page

has been moved to new address

Ética em pane !

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Ética em pane !

domingo, 5 de setembro de 2010

Ética em pane !

(*) Nelson Valente

Depois das denúncias de corrupção é um erro levantar a bandeira da ética e da moralidade. A impressão que fica é de uma quadrilha desorganizada e atrapalhada:

 - "Estão verdes, dizia a raposa, sobre as uvas que não podia alcançar...". O Brasil é o país da corrupção e dos indignados. É indignado que não acaba mais!

Desconfiemos dos indignados; são pessoas habitualmente mais preocupadas consigo mesma, uma vez que o indignado, ao dizê-lo, afirma que é digno e o outro, uma porcaria. Indignados existem em todo lugar, na educação, na política, no empresariado, na sociedade, na imprensa narcisista.

Nesse sentido, a queda de um partido que se comportou o tempo todo como um termômetro moral, uma bússola moral, foi atacado exatamente nesse ponto e se transformou em biruta ao sabor das negociatas, coloca o País frente a duas possibilidades: Quando o ex-ministro da Justiça Tarso Genro assumiu interinamente a presidência do partido e seu primeiro discurso é sobre a faxina moral, é evidente que a sociedade espera que os corruptos, enganadores, manipuladores, que são muitos, sejam apenados conforme a lei; no entanto, ideologizar isso e novamente propor à Nação um projeto de pureza moral, é novamente criar ilusão.

É do tipo "não aprendi nada", que diz à população: vocês tinham razão de esperar muito do PT porque nós somos a reserva moral da Nação. Houve um "probleminha" entre nós, mas continuamos sendo a reserva moral da Nação. Essa "cegueira pessoal" pode ser solução imediata para o partido, mas a médio e longo prazo não funciona. Não descarta a possibilidade de o grupo de petista que assumiu a condução do partido nos últimos anos tenha chegado ao poder já com más intenções (mas exclui dessa turma o presidente da República), não sendo apenas resultado da corrupção do poder.

O poder corrompe os fracos. O remendo do poder é a corrupção. O povo brasileiro foi enganado. O Brasil encontra-se frente a um desafio maior do que fazer uma faxina moral como propunha Tarso Genro e de novo um gaúcho se apresentava como bastião da moralidade.

Antes era um ex-guerrilheiro e até mesmo o presidente da República, que construiu recentemente uma frase questionável lógica. Lula havia dito, e sempre repete, que é filho de analfabetos, sofreu muito na infância, percorreu uma trajetória socialmente baixa até alcançar a Presidência da República, "logo" não há no Brasil pessoa mais ética do que ele.

Esse "logo" não liga nada a nada, a frase de Lula foi de "uma infelicidade absoluta".

Não adianta o PT se refazer. É preciso encontrar a "síndrome" causadora de atos de corrupção e de outras mazelas individualizadas, que não adianta tratar isoladamente.

Não é tarefa para uma só pessoa, mas para a sociedade e especialmente a comunidade científica.

Estamos perdendo uma imensa chance de colaborar com o Brasil e com o mundo.

Erros e falhas todas as pessoas cometem.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem um legado a ser defendido.

A ética está em pane no ninho tucano, como também dentro do Partido dos Trabalhadores, mas seria ignorância, arrogância, falta de cultura e refinamento, considerar que foram 8 (oito) anos sem aspectos positivos no governo.

Mas pelo menos as virtudes da sua gestão deveriam ter sido defendidas.

Luis Inácio Lula da Silva é sem dúvida nenhuma o melhor presidente da República, no período republicano  e foi graças ao legado de Fernando Henrique Cardoso.

Não se pode esperar que um presidente da República, da estirpe e competência de Fernando Henrique Cardoso, vá para os livros, numa nota de rodapé.

 O que de uma vaca não se pergunta sobre a própria ação; ela é garantida biologicamente. Uma vaca é sempre uma vaca. Mas o homem nunca é o mesmo homem.

(*) é professor universitário, jornalista e escritor

Marcadores: , ,

4 Comentários:

Às 5 de setembro de 2010 às 22:48 , Blogger Silvana Marmo disse...

Olá Amigo Giba,
Ideologizar – Hoje a venda dos meus olhos caiu e posso ver que eu não era petista e sim uma pessoa que idealizava um partido, que lutaria pelas classes minoritárias, mas hoje sei que no comando sempre tem um ser humano que olha primeiramente para seu umbigo
Todas as pessoas a quem pergunto tem pavor da Dilma então de onde estão vindo estes voto? Sabe isto me lembra o Collor, sinceramente não acho nada bom.
O que vejo de diferente é:
1º Presidente, nordestino sem estudo sindicalista.
2º Primeira mulher a ser presidente uma mulher que já teve até câncer.
Mas, é como os jogadores de futebol, não são todos que ficam milionários, a grande maioria passa fome e o povão acredita que pode conseguir.
Meu carinho

 
Às 5 de setembro de 2010 às 23:57 , Blogger Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Giba, boa noite!!!
Ética dos políticos... só se for no bolso...
A maioria dos nossos políticos e a ética andam em sentido oposto... só tentam mostrar alguma na época de eleições... ai todos querem parecer muito éticos e competentes.
Para´bens pela excelente postagem!
Grande abraço e muita paz!!!

 
Às 8 de setembro de 2010 às 20:28 , Anonymous Rose disse...

Os políticos “profissionais” querem dominar o “poder” público, afim de dirigi-lo para o sentido que lhes convém. Assim, como dependem do sufrágio universal, eles cuidam da própria imagem que é sempre forjada pela mídia, que vive, por sua vez, sob a tirania do “índice de audiência”. Assim, a política se apresenta, nessas condições, como uma forma de espetáculo e o político um simples ator em um “vídeo game” surfando na onda, sabendo que isso não durará para sempre.
E assim teremos mais 4 anos para colocar nariz de palhaço, mas somos culpados e pagaremos por estes sem noção do que seja política
Abraços aos dois
Rose*

 
Às 12 de setembro de 2010 às 13:52 , Anonymous Anônimo disse...

Perguntar não ofende: o autor deste artigo, tem bola de cristal? Foi postado no blog há mais de 20 dias. FHC reclamou numa grande revista de circulação sob o seu legado. A Casa Civil envolvida em escândalo, novamente. O artigo foi uma advertência do que está acontecendo e que vai acontecer?
Parabéns!

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial