This Page

has been moved to new address

Governo Admite Espionar Redes Sociais

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Governo Admite Espionar Redes Sociais

sábado, 16 de outubro de 2010

Governo Admite Espionar Redes Sociais

O amigo Diogo G. da Silva, sugeriu o texto abaixo para leitura, reflexão e discução a respeito deste assunto.

Por enquanto temos a notícia de que o Governo dos EUA está monitorando as redes sociais, mas sabemos também que aqui temos a Agencia Brasileira de Inteligencia, ABIN, onde não duvido que tenha um programa de espionagem de redes sociais bem parecida com a da agencia estadunidense.

Será que tudo aquilo que escrevemos em sites e blogs não será em algum momento, motivo para que o governo tente nos censurar? Será que nossa liberdade de expressão está garantida? Até que ponto? Até quando?

Abaixo reproduzo o texto enviado pelo Diogo. Este texto é uma reportagem do portal de notícias G1.

Após ler a reportagem, deixe seu comentário para que possamos esplorar um pouco mais sobre este assunto.


Governo dos EUA admite ter programa para espionar redes sociais

Documentos obtidos pela Electronic Frontier Foundation (EFF) por meio de uma solicitação de acordo com a lei da liberdade de informação norte-americana revelam que o governo dos Estados Unidos tem um programa de monitoramento de redes sociais e sites de internet. Entre as páginas monitoradas estão o Facebook, MySpace e o Twitter, além de sites noticiosos como o iReport da CNN e o blog DailyKos, de comentários políticos.

O Centro de Monitoramento de Redes Sociais (SNMC, na sigla em inglês) é parte integrante do Departamento de Segurança Nacional (Department of Homeland Security, DHS). O DHS foi criado em novembro de 2002 com o objetivo de combater os ataques terroristas e desastres naturais.

O papel do SNMC dentro do departamento seria auxiliar, levantando informações sobre a “situação corrente”, segundo as revelações dos documentos. Essas informações seriam usadas em outras etapas operacionais, ajudando a tomada de decisões.

A EFF, um grupo sem fins lucrativos em favor da tecnologias livres e privacidade, obteve judicialmente um documento do DHS em que as operações do Centro de Monitoramento de Redes Sociais durante a inauguração presidencial de Barack Obama são descritas. No documento, os monitoradores recebem a sugestão de se tornarem “amigos” de internautas nas redes sociais e estabelecer meios de coletar informações em massa sobre o que é dito e o que está ocorrendo durante o evento.

O documento também instrui os agentes a terem cuidado durante a coleta de informação pessoal dos usuários. Nomes, telefones e endereços de e-mail estão entre os dados cuja coleta é proibida. Nomes de usuário e apelidos podem ser armazenados no banco de dados, no entanto. A EFF reconheceu esse esforço como positivo, mas achou o número de sites monitorados exagerado.

“Mesmo sem informações pessoais, comentários e informações sobre pessoas online podem ser ‘reidentificados’ com o uso de técnicas computacionais sofisticadas, criando problemas de privacidade”, opinou a organização.

Relatos de que o governo norte-americano estaria monitorando redes sociais estão circulando há meses. É a primeira vez, no entanto, que um documento oficial é publicado mostrando que a operação realmente existe.

E você, o que pensa a respeito?

Marcadores:

11 Comentários:

Às 16 de outubro de 2010 às 23:06 , Anonymous SeuLuiz disse...

Meu caro Giba, tenho certeza que somos monitorados. Acho que não é só nos Estados Unidos e no Brasil mas na maioria dos países existe este monitoramento.

Abraços!

 
Às 17 de outubro de 2010 às 04:14 , Blogger Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Giba, boa noite!!!
Também acredito no monitoramento das redes sociais e dos blogs, não sei até quando teremos liberdade para expressar as nossas opiniões e idéias... Tomara que não destruam este grande meio de divulgação de notícias e mensagens.
Parabéns pela excelente postagem, ótima!!!
Grande abraço e muita paz!!!

 
Às 17 de outubro de 2010 às 04:20 , Blogger EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

E por que não?
As ações advindas de tais práticas é que podem vir a ser questionadas.
Grande abraço, Giba.

 
Às 17 de outubro de 2010 às 05:17 , Anonymous Carlos Ribeiro disse...

Olá, Giba.
O problema do monitoramento é para que se destina, pois existem assuntos que - na minha opinião - devem ser monitorados: pedofilia; tráfico de influência (na política); tráfico de drogas; etc.

Acredito que não podemos ser ingênuos em acreditar que um monitoramento nunca será usado para oprimir a livre manifestação de pensamento.

O que eu penso a esse respeito é que esse monitoramento deveria sofrer uma espécie de controle externo, para que se coibissem abusos.

Acredito, no entanto, que sempre haverá tentativas de controlar o fluxo de informações na internet, mas ao mesmo tempo, o fluxo de informações na rede é tão grande - e cresce a cada segundo - que nunca haverá como controlá-la realmente.

Abraços.

 
Às 17 de outubro de 2010 às 11:09 , Blogger Antonio disse...

NOSSA ESSA E BOMBA OS POLITICOS AO INVES DE TRABALHAREM FICAM NO ORKUT FACEBOOK, TWITTER E POR ISSO QUE O MUNDO TA NESSA DROGA QUE TA.
Valeu Giba eu so aproveitei o momento para fazer uma piadinha.
Abraços

 
Às 17 de outubro de 2010 às 13:44 , Anonymous joamot30 disse...

Nunca estaremos livres somos monitorados desde o nascimento. A web e uma boa ferramenta para o governo saber se nós estamos gostando dele era bom ele ficar atento aos nossos pedidos. Esse negocio de privacidade na web é ilusão pois até seus emails que você recebe são monitorados pelas grandes cooporações para ver quais anuncios ela lhe mostrará nos próximos sites que você visitar!

Valeu bom domingo!

 
Às 17 de outubro de 2010 às 15:46 , Blogger ismaelita disse...

também acredito que sim..a censura nunca acabou, a paz

 
Às 17 de outubro de 2010 às 16:16 , Blogger Giba disse...

Joamot30, concordo com seu comentário.
Nossas opiniões viram sempre estatística publicitária.
Um grande abraço
Giba

 
Às 17 de outubro de 2010 às 16:17 , Blogger Giba disse...

Professora Ismaelita, você está certissima.
Obrigado por sua visita e comentário.
Um grande abraço
Giba

 
Às 18 de outubro de 2010 às 00:17 , Anonymous Anônimo disse...

É meu caro Giba,

vc está sendo monitorado há muito tempo. O articulista que assina Nelson Valente é foco de monitoramento. Seus artigos em determinados jornais foram proibidos, tal como: Diário da Manhã, em Goiás.Diário de Cuiabá, entre outros.

 
Às 19 de outubro de 2010 às 05:05 , Anonymous Diogo G. Silva disse...

Caros,

É alarmante a idéia de termos nos pensamentos monitorados sem qualquer pudor ou aviso prévio.

O pensamento sempre antevê a atitude. O propósito final disso é prevenir ações e comportamentos ativistas e anti-governamentais.

Entendo que de maneira generalizada fazemos mau uso dos meios de comunicação disponíveis na bolha da Internet. Embora "limitação" e "Internet" na mesma sentença me pareçam gramaticalmente errado, Algum tipo de limitação e controle destas ferramentas é mais do que necessário.

Mesmo assim, o controle do Tio Sam sobre pontos tão específicos como as redes sociais é em minha opinião uma agressão a democracia.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial