This Page

has been moved to new address

Van Halen

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Van Halen

sábado, 12 de março de 2011

Van Halen

(*) Por: André Lubesi

O Van Halen é uma das bandas mais versáteis do mundo do rock, com musicas que vão do sarcástico ao trágico, das festanças ao caótico, letras que falam de bebidas e mulheres, ate mensagens de antigas filosofias Zen. Essa versatilidade muito se deve aos vai e vem de músicos que passaram pela banda, um "troca troca" de vocalistas e mais recentemente do baixista.

A primeira formação em1974 tem os intocáveis irmãos Van Halen (Alexander Arthur "Alex" Van Halen) e (Edward Lodewijk "Eddie" Van Halen), respectivamente tocando bateria e guitarra, o baixista Michael Anthony e nos vocais o polemico Davis Lee Roth. Com essa configuração "genética" rsss.. a banda conseguiu em suas letras falar muito bem sobre como se acabar em qualquer festa (pouco importando claro, se você é um convidado ou um penetra),e é a formação mais cultuada pelos fãs tradicionais.

Musicas como Ain't Talkin' 'Bout Love, Dance the Night Away e os solos excepcionais de Eddie, fizeram com que a banda alcançasse um patamar de sucesso que chamou a atenção do rei do pop. Michael Jackson
convidou Eddie para fazer o solo da musica Beat It do fantástico álbum Thriller, dizem que esse fato ajudou muito na saída de David da banda em 1985.

Após sua saída, os vocais passaram para Sammy Hagar que coincidentemente ou não, trouxe um equilíbrio não só relacionado à atitude dos integrantes, mas também para as novas composições. Canções como Dream, Right Now e Can't Stop Lovin' You ficaram marcadas na voz rasgada de Sammy.

Algumas turbulências de ego e outros fatos malucos como brigas dentro de aviões (Eddie queria quebrar a janela com a mão durante uma briga com Sammy em pleno vôo) ajudaram a banda a receber currículos para a vaga de cantor rsss que ficou disponível no ano de 1996.

No mesmo ano houve uma ameaça de retorno de David com a gravação de duas faixas inéditas para a coletânea Best of volume 1, mas ninguém sabe exatamente porque isso não aconteceu naquele momento

No ano de 1998, Gary Cherone (ex-vocalista da banda Extreme) assume os microfones da banda com muita propriedade e talento, mais infelizmente permanece na banda apenas o tempo da turnê.

Em minha opinião, Gary não teve culpa nenhuma no fracasso do álbum VH3, o cara canta muito e tem um pique no palco que poucos artistas têm (cheguei a ver um show, que ele vai ate a platéia correndo, pula, desse uma escada rolando de cabeça e simplesmente chega inteiro no palco pra continuar cantando) o rapaz é fera.

A banda não passava por uma etapa muito boa durante esse período mesmo, a web site do VH chegou ate a não existir durante um período, e esse fato aliado as doenças de Eddie causaram um grande susto nos fãs.

Em 2006 Sammy da uma passadinha novamente pela banda (passadinha mesmo, gravou 3 musicas e saiu no fim da turnê), e quando se vai, Michael Anthony aproveita as férias e sai em turnê com o amigo acompanhando sua carreira solo.

Esse fato culmina em 2007 com uma das maiores frustrações para os fãs, pois em uma entrevista coletiva é anunciado o tão esperado retorno do vocalista Davis Lee Roth, porem o baixista não é Michael Anthony
(hã??, como assim???), em seu lugar está Wolfgang Van Halen o filho de Eddie, ou seja, os caras tem a chance única de reviver a época de ouro da banda, e por provável "chilique"dos irmãos Van Helsen (rsss desculpem... VAN HALEM) colocaram o moleque (que deveria estar tocando na garagem é claro ... rsss) para fazer o papel de coadjuvante onde já existia um protagonista.

Nesse mesmo período o VH conseguiu dar mais uma mancada, trocando todas as fotos de Michael, por fotos de Wolfgang nas capas dos álbuns que estavam no site oficial da banda. Essa "brincadeira" não agradou
nada os fãs e rapidinho voltaram tudo ao normal.

Uma das ultimas polemicas da banda ocorreu durante as eleições dos EUA, na qual o partido republicano começou a usar a musica "Right Now" composta por Eddie e Sammy durante a corrida presidencial.

A discórdia retornou a banda nesse período quando Sammy ( fora da banda naquele momento) recebe um recado de Eddie no seu telefone mencionado o fato.

Sammy estava super empolgado por um possível presidente utilizar uma musica composta por ele em sua campanha, no entanto Eddie se opunha completamente ao uso da musica para fins políticos.

Sammy chega a comentar em entrevista que quando a Pepsi ofereceu 1 milhão de dólares para usar a mesma musica em um comercial de TV nenhuma objeção foi feita ( pensa que tocar no VH é fácil?).

Para finalizar, gostaria de lembrar um fato que tem a cara da banda nos seus momentos mais alegres e engraçados. Entre todas as exigência malucas que a banda fez para tocar mundo a fora, a mais divertida e
curiosa é o pedido de uma bacia cheia de M&M's disponível no camarim... masssss.... sem nenhum M&M de cor marrom no montante, olha que teve muita gente separando os chocolatinhos coloridos pra galera do Van Halen.

Eu particularmente só confiaria nas freiras mancas da Antuérpia colocando as mãos nos meus M&MS ( rsssssssssssssss).

Abraços
 
(*) Andre Lubesi tem formação técnica em eletrônica e é musico da banda Zorak

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial