This Page

has been moved to new address

Refine sua leitura

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Refine sua leitura

sábado, 3 de janeiro de 2009

Refine sua leitura

Tenho lido em alguns blogs que falam de política e atualidades algumas matérias e comentários que certamente foram baseados e/ou copiados da revista Veja, Época, jornal O Globo, Estadão ou Jornal do Brasil. ou ainda dos comentários da Rede Globo de televisão.
É fácil de ver quando a matéria tem base em uma destas fontes, basta observar o seguinte:
  1. Matérias da Rede Globo são feitas de forma a tratar o telespectador de maneira idiota e infantil, como se este não tivesse capacidade de discernimento e senso crítico;
  2. As publicações da editora Globo são apoiadoras incondicional do governo e só publica algo contra quando a bomba já estourou e não tem mais como ocultar os fatos;
  3. A revista Veja é declaradamente contra o governo Lula e diz com todas as letrar que um governo de um partido com bases esquerdistas não presta, a Veja chega a distorcer os fatos para levar o leitor a acreditar que até as melhores ações não são boas.
Convido você a provar um tipo diferente de leitura e afinar seu senso crítico, proporcionando a sí próprio a sensação de entender o que realmente está acontecendo no mundo.
Minha primeira indicação é a revista Carta Capital, onde os jornalistas apresentam suas matérias embasadas em fatos reais e suas opiniões geralmente vem recheadas de citações reais, não tem achismo, tem jornalismo. Carta Capital é uma das poucas revistas sérias que temos no país.
O Jornal folha de São Paulo traz em suas páginas matérias de quem á contra, de quem é a favor e de quem apenas analisa os fatos, sendo assim uma ótima ferramenta para que você possa ver simultaneamente ambos argumentos e tenha a chance de formar sua opinião livremente, sem ser direcionado a pensar apenas em um sentido.
Para quem gosta de blogs eu indico o blog da Lúcia Hipólito, onde ela comenta e explica o que acontece no campo da política e conta algumas histórias. Ela é uma profissional de primeira linha e faz uma analise técnica dos fatos, sem paixão e sem tendencias.
Existem várias outras publicações de bom nível e profissionalismo a toda prova, é só procurar.
Como já dizia Maquiavel, quem conhece os fatos e a opinião de ambos os lados tem nas mãos o poder da decisão e o poder da escolha certa.
De uma chance a você mesmo de ter acesso as notícias de boa qualidade, procure diversificar as suas fontes e boa leitura.

Marcadores:

8 Comentários:

Às 3 de janeiro de 2009 12:33 , Anonymous Rodrigo R. Neto disse...

Excelente dica, pois ficar preso a apenas um veículo de informação é realmente estar perdendo a chance de entender os fatos verdadeiros.

 
Às 3 de janeiro de 2009 12:40 , Blogger Alterado disse...

muito boas estas dicas Giba , o blog da Lúcia eu já acompanho, a forma como ela explica as questões políticas do País é uma forma ímpar,sem usar muitas firulas ou nos tratar como imbecís.
Parabéns pelo artigo
abraços

 
Às 3 de janeiro de 2009 16:47 , Anonymous Stéfanie disse...

Gostei do seu artigo e das suas sugestões. Há algum tempo eu venho querendo ler notícias sem tendências, que apenas mostram o que realmente acontece e não tentam manipular o leitor.
Desisti da faculdade de jornalismo por isso.

Abraços!

 
Às 3 de janeiro de 2009 18:08 , Blogger Nandaschme disse...

Concordo. São mesmo boas dicas. Tomar partido em algo sem ter uma opinião própria formada, agindo como "boiada", é um erro bem comum dos brasileiros.

 
Às 4 de janeiro de 2009 00:36 , Blogger Erica disse...

Eu concordo.
Ler a notícia, como fato (histórico ou não) que aconteceu, ter o PODER de decidir o que é certo ou errado e formar sua própria opinião não tem preço que pague.
Estou estudante de História, e costumo ver que é difícil ver algo sem já estar interpretado.
Bom post, e boas dicas.

 
Às 4 de janeiro de 2009 13:37 , Blogger Alexandre disse...

Excelente dica !
Gosto muito de noticiários ,telejornais ,informações e é ótimo poder ter vários pontos de vista !

 
Às 5 de janeiro de 2009 09:28 , Anonymous Francisco Amado disse...

Gostei de seu senso critico e gostaria de ver ele no meu artigo sobre o BBB.

Poderia dar sua opinião por lá???

Abraços e concordo com você.

 
Às 15 de janeiro de 2009 10:32 , Blogger Moura disse...

Parabéns pelo texto, por promover o tão desprezado senso crítico. Agora dizer que Lúcia Hipólito não é tendenciosa foi exagero e tanto. Essa senhora é tendenciosa ao quadrado, só que contra o governo federal atual; do mesmo jeito que foi tendenciosa a favor do presidente anterior.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial