This Page

has been moved to new address

Segurança no trabalho

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Segurança no trabalho

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Segurança no trabalho

Quem trabalha em boas empresas já deve ter encontrado pelo menos um dos dois profissionais mais chatos que existem, o "Técnico de Segurança do Trabalho" ou o "Engenheiro de Segurança do Trabalho". A chatice deste dois profissionais se baseia simplesmente em evitar alguns prejuízos que relaciono e explico a seguir:

  1. Evitar acidentes que danifiquem ferramentas de trabalho, pois toda e qualquer ferramenta de trabalho é adquirida pela empresa para assegurar o trabalho bem feito, eficiente e dentro de normas que garantam a boa qualidade e preço competitivo.
  2. Evitar que se danifiquem os produtos fabricados pela empresa, pois qualquer produto danificado é sinônimo de prejuízo material, onerando toda uma cadeia produtiva.
  3. Evitar que o funcionário machuque terceiros, pois além de todo o desconforto e transtorno causados por um acidente deste tipo, a empresa terá que arcar com indenizações que além de onerar a cadeia produtiva, poderiam ser evitadas.
  4. Evitar que o funcionário e/ou o prestador de serviços venha a se machucar, pois neste caso podemos citar uma série de inconvenientes, exemplo:
a) O funcionário é afastado, deixando de produzir suas funções e ainda tem que ser remunerado neste período.

b) O funcionário tem que ser substituído, sendo assim também um prejuízo para a cadeia produtiva.

c) Todo acidente causa a diminuição do ritmo de produção dos outros trabalhadores, pois quebra todo o clima do setor e às vezes até de outros setores.

d) Muitas vezes estes acidentes trazem prejuízos para o instituto nacional de previdência social, que tem que repassar verbas para este acidentado, verba esta que se não precisasse ser usada nestes casos engordaria o valor disponível para aposentadorias.

e) Em uma empresa onde os funcionários são bem instruídos no tocante a prevenção de acidentes de trabalho, o custo com a prevenção torna-se muito menor.

f) E o mais importante de todos os itens, esta chatice toda garante que o funcionário possa voltar para sua família com sua saúde e integridade física.

É comum ver alguns profissionais olharem torto, reclamarem ou até xingarem, mas quando acontece o acidente, geralmente estas mesmas pessoas chegam à conclusão que se tivessem seguido as orientações de segurança provavelmente não haveria ocorrido nenhum acidente.


Para se evitar acidentes é imprescindível que além da utilização correta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), estes equipamentos estejam em bom estado, limpos e dentro de suas especificações.

Lembre-se sempre que, uma maquina nós podemos consertar, uma ferramenta nós podemos comprar quanta forem necessárias, mas a nossa vida, nossa integridade física e nossa saúde são únicas e muitas vezes, um simples descuido pode trazer danos irreversíveis.

Antes de reclamar de um alerta destes profissionais avalie a situação e pense bem se não faz sentido a orientação, afinal de contas, se você se acidentar o maior prejudicado é você mesmo.

Inteligência, prudência e bom senso nunca são demais.

Marcadores:

9 Comentários:

Às 4 de fevereiro de 2009 16:11 , Anonymous Darcy Mendes disse...

Pois é, colega!
Eu sou um desses chatos. Mas me esforço para não ser tão chato. Procuro agir sempre com educação e bom senso. O meu objetivo é ganhar a confiança dos funcionários e assim conseguir que todos façam a sua parte mesmo que eu não esteja por perto.

Abraços

 
Às 4 de fevereiro de 2009 22:33 , OpenID gibanet disse...

Darcy, os profissionais de segurança sempre serão chatos para aqueles que ainda não entenderam a importância do trabalho realizado por vocês.
Abraços
Giba

 
Às 5 de fevereiro de 2009 08:50 , Anonymous João Alberto disse...

É Giba, os profissionais de Segurança no Trabalho realmente são chatos, mas eles tem um objetivo importante na empresa, que é o de informar, educar e conscientizar os funcionários da importância da segurança.
Abraços.

 
Às 9 de fevereiro de 2009 16:15 , Anonymous Eninha disse...

Gilberto as imagens são chocante !
Trabalho com programação visual para grandes empresas e para Construtoras incluído a programação visual de segurança e vê-se muita gente negligenciando as normas. De fato é chocante !
Belo blog , o seu !
Eninha

 
Às 18 de fevereiro de 2009 01:38 , Anonymous Junior Silva disse...

Eu trabalhava como eletricista (estou saindo da área) e me relacionei profissionalmente com alguns desses profissionais. No meu último emprego nessa área, tinha um técnico que, apesar de jovem, sabia abordar os outros profissionais de uma maneira bem amena e não se passava por chato.
Quanto às negligências, já vi vários casos de profissionais não usando equipamentos adequados e se utilizando de ferramentas inadequadamente. Lamentável.

Abraços.

 
Às 17 de março de 2009 16:15 , Anonymous Anônimo disse...

Pois é caros colegas ,também sou um desses chatos, mais prefiro continuar sendo chato do que visualizar na empresa determinados tipos de acidentes, pois trabalho com a NR10 e voçês devem imaginar como é dificil arriscado o setor elétrico.
Um abraço a todos.

 
Às 9 de abril de 2010 18:13 , Anonymous Lenice disse...

Olá Giba, tudo bom?
Eu estava procurando matérias sobre essa profissão "segurança do trabalho", pois vou iniciar o curso do mesmo, e estou querendo saber se esta área tem um campo profissional grande, se ser um proffisional dessa área é legal de se trabalhar, e se tem um bom salário.
Mto obrigada!

 
Às 9 de abril de 2010 19:50 , OpenID gibanet disse...

Olá Lenice, a melhor pessoa que conheço para lhe esclarecer como é trabalhar com segurança de trabalho é a Elisabete, engenheira de segurança do trabalho e dá aulas sobre segurança no Senai.
O endereço é http://eeengenharia.blogspot.com/.
Faça uma visita e envie um e-mail com suas dúvidas.
Boa sorte e um gande abraço.
Giba

 
Às 19 de novembro de 2010 19:03 , Blogger folego15 disse...

saude mental

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial