This Page

has been moved to new address

Congregação Cristã no Brasil

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Congregação Cristã no Brasil

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Congregação Cristã no Brasil

O italiano Louis Francescon recebeu no final do Século XIX, em 1891, de acordo com suas palavras, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina separou Francescon e mais um pequeno grupo da igreja Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam e que não aceitou a mudança proposta para os ritos praticados.

Em 1907 na cidade de Chicago, surgiu uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço à convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação Divina de que aquela Obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se àquela irmandade, a maioria recebendo o Dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos Batismos da água e do Espírito.

Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome "Congregação Cristã do Brasil", oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no", mantendo-se a partir desta data o nome de "Congregação Cristã no Brasil".

Entre 30 de abril a 01 de maio de 1927, os fundadores da igreja realizaram uma reunião denominada "Assembléia Geral dos anciães", onde foram elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de fé , além de definirem um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma organização eclesiástica.

Seus 12 Artigos de Fé:
  1. Crença na Bíblia como sendo a infalível palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21; II Timóteo 3:16-17; Romanos 1:16);
  2. Crença na existência de um só Deus, com três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios 4:6; Mateus 28:19; I João 5:7);
  3. Crença na natureza divina e humana de Jesus Cristo e na sua morte por culpa de todos os homens (Lucas 1: 27-35; João 1:14; I Pedro 3:18);
  4. Crença na existência pessoal do diabo e seus anjos, que estão condenados ao fogo eterno (Mateus 25:41);
  5. Crença no novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e na sua ressurreição para justificar os crentes (Romanos 3:24-25; I Corintos 1:30; II Corintos 5:17).
  6. Crença no Batismo na água, com uma só imersão, para perdão dos pecados (Mateus 28:18-19);
  7. Crença no Batismo do Espírito Santo, com a evidência de novas línguas (Atos 2)].
  8. Crença na Santa Ceia com um só pão partido com a mão e um só cálice, para relembrar a morte de Jesus Cristo (Lucas 22:19-20; I Corintos 11:24-25).
  9. Crença na necessidade da abstenção das coisas sacrificadas aos idolos, da fornicação, do sangue e da carne sufocada (Atos 15:28-29; 16-4; 21-25).
  10. Crença que Jesus Cristo tomou sobre Si as enfermidades dos homens, praticando-se, assim, a unção com azeite para apresentar o enfermo ao Senhor (Mateus 8:17; Tiago 5:14-15).
  11. Crença no retorno de Jesus Cristo e no arrebatamento dos fiéis (I Tessalonissenses 4:16-17; Apocalipse 20-6);
  12. Crença na ressurreição dos mortos em novos corpos; no Juízo Final e no tormento eterno para injustos e vida eterna para os justos (Atos 24:15; Mateus 25:46).
O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na suposta inspiração do Espírito Santo.

A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião.

A Congregação Cristã no Brasil é vista por alguns como uma seita, por outros , como um movimento contraditório de caráter sectarista e exclusivista, pois suas doutrinas são fundamentadas em versículos isolados das Escrituras e mal interpretados.

A Congregação Cristã no Brasil vê as demais Igrejas como seitas ou obra do Demônio.

As igrejas da Congregação Cristã no Brasil seguem um mesmo padrão arquitetônico, sendo pintadas em cores cinza e branco, com uma porta central para a circulação de ar, uma porta lateral esquerda onde entram os homens e uma porta direita onde entram as mulheres.

Em algumas localidades existem as casas de oração, que são pequenos salões destinados ao culto para poucas pessoas.

Dentro da igreja os homens ficam sentados à direita, as mulheres à esquerda e no meio ficam os músicos.

A Congregação Cristã no Brasil não cobra dízimo, ela se mantém com doações anonimas e nenhum centavo é direcionado aos seus cooperadores, que se mantém do salário de seus empregos formais. nenhum fiel é obrigado a colaborar com a igreja e aqueles que o fazem, tem a liberdade de doar o quanto querem.

Pregam que, antes de tomar qualquer atitude, tem que ser observadas as leis do homem, pois infringir as leis do homem também é pecado.

Muito da conduta dos fieis depende da igreja que frequêntam, pois nota-se diferenças regionais.

Texto revisado por Nandaschime do Earnmix, correspondente internacional do Gibanet

Marcadores: , , ,

12 Comentários:

Às 14 de maio de 2010 às 14:55 , Blogger Avelino disse...

Olá Amigo!

Só faltou dizer que além de não obrigar a dar dizimo,o igreja não tem site,só tem este para explicar a historia e sobre quem tem um site os termos...http://www.congregacaocrista.org.br/
Mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Congregação_Cristã_no_Brasil
Só não concordo com "A Congregação Cristã no Brasil vê as demais Igrejas como seitas ou obra do Demônio".
Está é a que mais respeita outras Igrejas, se ouviram falar isto não foi a igreja é sim um irmão que se equivocou, não podemos dizer que a igreja acha isto ou pregou.
Não tem comercial na TV,não tem programa, e porque haveria de criticar outra igreja não está na mídia para colher $$$,não cobra para pregar(não sei se esse é o nome certo) não tem qualquer tipo de remuneração,como você disse neste artigo cada um vive do seu emprego.
Para se tiver uma ideia nesses dias está passando por dificuldades para arrecadar dízimos na parte da construção, porque o dinheiro que estava guardado para reforma e construção de outras igrejas foi para os irmãos do Chile que sofreram aquela catástrofe, pois tem uma congregação em quase todos os países do mundo,então foi cancelado por tempo indeterminado a parte da construção,até que os irmão sintam de colaborar para prosseguir(nada é obrigado faz aquele que sentir no coração).
Confesso que se comparar com outras doutrinas pode ser considerado a mais rígida ou uma das, deve ser por isso que cresce muito,vamos dizer que fica na sua e respeita a opção de cada um.
Falar sobre religião é bem complicado,não gosto muito de debater sobre isto mais quando vi o parágrafo citado não hesitei em questionar!!rsrs

Abraço !

 
Às 14 de maio de 2010 às 16:39 , Anonymous Anônimo disse...

Olá Avelino,
No caso da igreja não sustentar financeiramente, deveria ser regra geral de qualquer instituição religiosa, é um exemplo a ser seguido.
Quanto ao trecho em que outras doutrinas religiosas serem rotuladas de seitas, hereges ou pertencentes ao demônio, informo que quando frequentei a congregação, eu ouvia estas palavras do colaborador, na hora do culto, então tenho isso como pregação da igreja e não de um irmão isolado.
Muito obrigado por sua colaboração, espero ter a honras de sua visita novamente.
Abraços
Giba

 
Às 15 de maio de 2010 às 15:53 , Blogger Avelino disse...

É como disse Giba é o Cooperador (como chamamos) que se equivoca e não a igreja.
Não é porque ele é do Ministério que o que ele fala é a ultima palavra ou não está errado veja alguns exemplos.
"Quando falo perde a Liberdade acredito que você saiba o que estou falando"
Muitos Cooperadores e Anciões já perderam a liberdade e porque?
muitos irmãos já perderam a liberdade e porque?
Um caso foi quando uma Jovem Organistas estava fazendo algo que não era de acordo com a doutrina (vamos dizer quase desviada)e como ela era música e é necessário ter a aprovação do ministério(oficialização),foi lhe tirado a liberdade,não foi de de uma vez,primeiro falaram com os pais,depois com a irmã,deram muitos conselhos e no final perdeu sua Liberdade.
O que aconteceu? Seus pais ficaram revoltados (sem razão,pois sabiam que estavam errados) e em vez de aconselharem a filha de que não era correto,saíram da igreja e tiraram todos os seus filhos,se desviaram completamente(voltaram a vida mundana).
Conclusão eu não sou batizado e não sou músico mais quando somos oficializados ou entramos para o ministério temos que dar o exemplo e também já sabemos muito bem a doutrina (o que não pode e o que pode fazer)...
Conheço muitas pessoas que já foram da congregação e sairam,por motivos banais,Brigas,não concordar com algo, desentendimento entre irmãos,etc.
Tem muitos que tem vergonha de dizer que são da CGB,não gostam de ser cumprimentados(Paz de Deus) em publico,fazem tudo que o mundo faz e só vão nos cultos para verem as irmãs!rsrsrs,não põem em pratica a doutrina...
Você que já frequentou a GCB sabe qual é a imagem dela no mundo:
“Não pode assistir televisão, não pode ir a shows,não pode cortar o cabelo as mulheres,não pode pintar o cabelo ambos,não pode falar palavrão,não pode transar antes do casamento,etc!!!
Convenhamos e sabemos que pouquíssimos cumprem isto a impressão é de que a GCB prende todos(obriga) a serem caretas,mais não é nada disso como você e eu falamos nada é obrigado!!!!!

 
Às 16 de maio de 2010 às 01:09 , Anonymous Anônimo disse...

Meu amigo Avelino,
Concordo com suas palavras.
Este texto que publiquei é para que pessoas que nunca entraram em uma igreja da CCB saibam do que se trata. Em nenhum ponto coloquei minha opinião pessoal e minhas impreções a respeito da doutrina, pois sei que para muitas pessoas, este é o melhor caminho a ser seguido.
Concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas, é muito melhor ver uma pessoa dentro da igreja praticando o bem, para si e para os outros, do que ver (como vemos diariamente) as pessoas disperdiçando seu tempo em botecos, fofocas e crimes, contra si e contra os semelhantes.
Não aceito a idéia de pessoas rotularem uma doutrina sem nunca terem participado dela, ou seja, espalham o que ouviram sem nem ao menos saberem se é realmente verdade.
Senti em suas palavras a firmesa de quem sabe defender de maneira coerente as práticas e doutrina da CCB.
Por este motivo, convido você a fazer um texto com seu ponto de vista e sua vivencia e eu me disponho a publica-lo aqui, para que os leitores do blog tenham acesso a estas informações.
Desta maneira, tiramos das trevas as informações que faltaram aqui e talvéz algum leitor se sinta movido a conhecer pessoalmente a CCB.
Também, se quiser, está convidado a ler o que escrevi de outras doutrinas e comenta-las.
Sinta-se sempre bem vindo.
Um grande abraço
Giba

 
Às 17 de maio de 2010 às 00:23 , Blogger Avelino disse...

Olá Giba!
Primeiramente não sou nenhum expert na CGB(bem longe disso!!!rsrs) só ressalto uma coisa,todos conhecem a CGB e por isso quando entram sabem que é bem rigido a doutrina diferente de muitas que dão uma grande liberdade(sem ofensas).
Eu falei demais aqui nos comentários(coisa que não faço na vida real e virtual!!rsrs)e dá a impressão que sou advogado da CGB,nem preciso criar um texto (é so juntar os nossos comentários que já dá um texto!rsrs,meu português não é muito bom também)mais agradeço o convite.
Abraço e novamente obrigado!

 
Às 24 de maio de 2010 às 08:30 , Anonymous Anônimo disse...

Sobre a afirmação de que nós vemos as outras igrejas como SEITAS E OBRAS DO MALIGNO, não é verdade. Pode haver ainda em nosso meio (CCB) alguns irmãos mais antigos que pensam assim, mas não reflete a opinião nem do Ministério e nem da irmandade em geral. A Congregação jamais atacou nenhuma igreja em seus cultos. Respeitamos todas as crenças. Agora, já não posso dizer o mesmo de outras tantas denominações, que não só falam a vontade da Congregação, como fazem palestras, livros, debates a respeito de nossa doutrina.

 
Às 24 de maio de 2010 às 08:41 , Blogger Giba disse...

Caro amigo, como já citei nos comentários acima, deixei esta afirmação por ter escutado por muito tempo o Colaborador dizer isto em púpito.
Se o ministério não aceita esta prática, é uma ótima notícia, posso até retificar o meu texto.
Obrigado
Giba

 
Às 28 de maio de 2010 às 12:31 , Blogger Vagno disse...

Olá Giba,gostei muito da sua matéria sobre a Comgregação Cristã no Brasil, muito interessante eu só gostaria de ressaltar que nos dias de hoje são lidos os topicos de ensinamentos a todas as igrejas tanto na Brasil como no exterior, estes topicos são todos os anos modificado se precisos para que os fieis principalmente os domésticos na fé sigam estes ensinamentos que nada mais é a doutrina aplicada nas igrejas,inclusive nestes tópicos lidos no ano de Abril de 2001 foi lido que a irmandade não devem chamar outras pessoas de criaturas, primos ou seitários, estes que assim agem estão totalmente fora da doutrina e dos ensinamentos aplicados nas congregações, quanto a alguns coperadores que pronunciam estes tipos de palavras são chamados em conselhos administravos e são corrigidos para que não falem mais principalmente em horario de cultos, pois tenho doze anos de batizado faço parte do corpo administrativo da CCB e mesmo antes de fazer parte da administração eu ja sabia que tenho que ver os da congregação ou outras religiões como irmãos em cristo Jesus é isto que eu e muitos somos ensinados, temos um grande exemplo que é o Avelino aplicou em sua matéria uma grande explicação foi um sábio em uma linda explicação parabens Avelino.

 
Às 14 de junho de 2010 às 17:52 , Anonymous Anônimo disse...

olá Giba, conheço muito bem a CCB, e muitos que ali se reunem, uns p/orar a Deus, outros p/reparar as roupas, e outros p/paquerar.e etc...
Muitos,só colocam a roupa decente p/ir a Igreja
n/vê a hora que termina o culto p/ir p/balada.
alguns fora da CCB nem parecem ser crentes.
Namoram e dormem c/namoradas(os), bebem,fumam.
São Crentes de Fachadas,falsos,mentirosos,enganam
os homens, mais não enganam a Deus.
Frequentei muitos anos,mais com o tempo tudo isso
que eu via e presenciava começou a me incomodar.
preferi sair desse balaio de falsidade.
Hoje eu sirvo a Deus, não sirvo religião e nem
doutrinas de homens.
Leio a Biblia, oro, louvo ao Senhor,
Tenho uma Família Abençoada pela Graça e Misericordia de Deus. Somos Feliz.
Servimos ao Senhor., mais na minha casa no nosso
Lar. Diante de tanta decepção não frequento mais
nenhuma Igreja.
Obs;- Muitos que frequentam o CCB não sabem o histórico dela., de como surgiu. Muitos acham
que foi um Brasileiro que fundou a Igreja
eu tbem não sabia até hoje.
Deus Abençoe a Todos.

 
Às 30 de julho de 2010 às 11:01 , Anonymous Anônimo disse...

giba muito bom o texto, voce esta de parabens. sou da ccb,mais quero dizer que nem todos da ccb ve as outras igreja como seita, alguns irmao que nao conhecer a bliblia semeia isto no meio da irmadade, pois temos ensinamento a nao falar mau de nenhum igreja.

 
Às 30 de julho de 2010 às 14:28 , Blogger Giba disse...

Em breve estarei fazendo um adendo a esta matéria.
Estive pesquisando e recebendo retornos como o seu e vi que muitos dos erros cometidos dentro desta doutrina, são error pontuais, onde o indivíduo atua por contaprópria, não obedecendo as determinações da igreja.
Bem, esta é uma situação normal em qualquer instituição de grande porte como a CCB, com muitas pessoas atuando, sempre tem aquela que pisa fora das regras.
Muito obrigado por sua participação.
Um grande abraço
Giba

 
Às 22 de fevereiro de 2011 às 02:58 , Anonymous Anônimo disse...

GIBA COMO SE DECLARA,VC TEM A PAZ DE DEUS EM TI?A VOZ PRECIOSA DE CRISTO AINDA FALA EM TEU CORAÇÃO?
PQ DIGO ISSO,NÃO PQ TENHO PRECONCEITO,SIM PQ VEJO PALAVRAS DE UM FILHO DA PERDIÇÃO,CREIO NA MISERICÓRDIA DE DEUS.SIM DAQUELE QUE BATE A SUA PORTA,QUE TENTA TOCAR EM SUA ÓRLA,NÃO DAQUELE QUE SÓ ESTEVE NO MEIO NOSSO SÓ DE PASSAGEM.A OBRA DE DEUS NÃO CRITICA AS OUTRAS DENOMINAÇÕES,NEM OS QUE TRANSGRIDEM A LEI DE DEUS,ANTES ORA PARA QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA E MUDEM,MAS POR VENTURA TEMOS SOMENTE COMO IRMÃOS AQUELES QUE SEGUEM A MESMA FE E DOUTRINA,E VAMOS DIZER ESPIRITUALMENTE,AGORA EU DIGO O QUE EU VEJO E SIM,PESSOAS QUE CONFESSAM O MSM DEUS.NÃO A MSM FÉ.NÃO TEM O MSM ESPIRITO,PQ CRISTO É A CABEÇA E NÓS SOMOS O CORPO,E NÃO A DIVISÃO,PQ COMO PODE UM CORPO SER FORMADO POR MENBROS DIFERENTES,DEUS NÃO É DE CONFUSÃO,POR VENTURA É O REI DA MISERICÓRDIA,E PODE A TER DAQUELES QUE SÃO ENGANADOS,POR LOBOS DEVORADORES DE OVELHAS,OU VIVEM DA LÃ DELAS.
A PAZ DE DEUS
QUALQUER COISA MEU EMAIL É
ramonbcc@hotmail.com

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial