This Page

has been moved to new address

Somos e Temos o Quê ?

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Somos e Temos o Quê ?

terça-feira, 3 de maio de 2011

Somos e Temos o Quê ?

(*) Por: Lino Tavares

Somos o país do futebol, mas os maiores ídolos nascidos aqui só jogam nos clubes brasileiros depois que voltam 'no bagaço" do futebol europeu. Somos o país da Petrobras, "autosuficiente" em petróleo e detentor das maiores reservas petrolíferas do pré-sal, mas a gasolina aqui é a mais cara do continente e uma das mais caras do mundo.

Somos o país da música mais linda do planeta, mas as nossas emissoras só tocam melodias importadas e os nossos calouros só querem cantar em Inglês. Possuímos a maior e mais rica floresta do mundo, a Amazônica,
mas quem a ocupa em maior escala, ditando regras de comportamento no seu interior, são as ONGs estrangeiras.

Temos os maiores lençóis freáticos da Terra, como o Aquífero Guarani, mas no Nordeste do país ainda morrem pessoas e animais de sede. Somos a Terra de Nosso Senhor, mas assistimos estupefatos a "fé" ser comercializada aqui de forma absurda, com a proliferação de denominações religiosas que chegam as raias do hilário, usurpando as pessoas ingênuas e tementes a Deus, sem recolher um só centavo de imposto, em função dos milhões que arrecadam no seu "markiting dizimista. Temos uma das mais evoluídas medicinas do mundo, mas não temos médicos nem hosplitais em número suficiente para atender, como deveria, a esmagadora maioria da população, que morre prematuramente, em corredores hospitalares, por falta de assistência.

Diante de tantos "somos isso e temos e aquilo", é chegado o momento de fazer uma reflexão e perguntar a nós mesmos: "afinal, somos e temos o quê ? A resposta fluirá naturalmente: "somos um povo iludido e temos uma paciência tal, que nos permite aceitar, sem o menor sinal de protesto, arcar com a mais absurda carga tributária do planeta em troca dos piores serviços públicos dos cinco continentes.


(*) Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor.

Marcadores:

4 Comentários:

Às 3 de maio de 2011 às 16:22 , Anonymous Rose disse...

A mudança da mentalidade do brasileiro faz-se fundamental a seu crescimento e desenvolvimento e isso só será feito mediante a esforços destinados à melhora da educação em sua totalidade e à preservação (e valorização) da cultura no conjunto da realidade brasileira.

O Brasil melhorou muito nas últimas décadas e pode melhorar ainda mais, bastam apenas organização e força de vontade.
Parabéns pela abordagem !
Rose*

 
Às 3 de maio de 2011 às 20:15 , Anonymous Anônimo disse...

Delmar Antonio Marques de Souza



Pois Lino Tavares, eu não tenho dúvida de que os gastos dos Britânicos com a monarquia, resulta em retorno garantido ao Tesouro Inglês, no mínimo o dobro do que gastaram com a festa do casamento real, pois o turismo deve repuperar com certeza essas despesas.
Ao passo que, os políticos brasileiros, além de gastarem de forma desordenada, os recuros públicos de que dispõem, gastam mal e desperdiçam o dinheiro público, em troco de nada, pois estão no congresso apenas para defederem os seus direitos, prerrogativas e regalias, que são muitas. Fazendo inclusive o maior cabide de emprego de que se tem notícias. Pois só o senado possui 10.000 funcionários. É isso mesmo, dez mil funcionários a mamarem nas tetas do governo. Tem economia que aguente isso?
Por onde anda o Tribunal de Contas da União, que não fiscaliza esse descalabro nas finanças públicas?
Ou sabem, porém, por algum motivo secreto, fazem vistas grossas e comem no mesmo prato dos congressitas?
Isso é o nosso Brasil!
Delmar Souza.

 
Às 3 de maio de 2011 às 20:39 , Anonymous Anônimo disse...

Lino
Lendo esse comentário, lembrei do Lula, um dos responsáveis por todo esse atraso. Aí me perguntei:

* Será que o Lula, assim como não sabia nada do Mensalão, também não sabia da inflação?
* Será que ele não sabia que estava pagando a dívida externa e criando a interna?
* Será que ele não sabia que nos cruzamentos das avenidas, aqui em Fortaleza, as crianças trabalham como pedintes, para sustentar mandantes adultos.

* Será que ele não sabia que COMPANHEIRA Dilma estava para receber uma herança maldita e que isso pode custar para ela a reeleição?

Amilton vargas - Fortaleza - Ceará

 
Às 4 de maio de 2011 às 02:36 , Blogger Lino Tavares disse...

Grato pelas opiniões até aqui postadas sobre essa matéria. Devo observar que não sou um pessimista em relação ao Brasil, mas estou quase descrendo por completo na possibilidade de o nosso país ocupar o espaço que merece no concerto das nações, com esses políticos de baixo nível moral e intelectual que o estão governando hoje. É uma lástima. Esta Pátria merece coisa melhor.
O problema é essa democricia, sem regras, que é uma porta aberta para pessoas desqualificadas chegarem ao poder. Só uma profunda reforma política salva esta Nação enferma.
E aí paira a pergunta: quem a fará ?
Abraços
Lino Tavares

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial