This Page

has been moved to new address

MAHJONG

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: MAHJONG

quinta-feira, 29 de maio de 2008

MAHJONG


Mahjong (também Majongue, Mah Jongg ou Majiang) é um jogo de mesa de origem chinesa que foi exportado, a partir de 1920, para o resto do mundo e principalmente para o ocidente. É composto de 144 peças, chamadas comumente de “pedras”.
São elas:
36 pedras do naipe “Moeda” (Circulo, Tong Zi Pai 筒子牌)
36 pedras do naipe “Bambu” (Bastão, Suo Zi Pai 索子牌)
36 pedras do naipe “Miríade” (10 mil, Wan Zi Pai 萬子牌)
16 pedras de Vento “Leste” (Dong 東), “Sul”(Nan 南), “Oeste”(Xi 西), “Norte”(Bei 北)
12 pedras dos Três Elementos “Centro Vermelho” (Dragão Vermelho, hong zhong 紅中), “Fortuna Verde”(Dragão Verde, Fa Cai, 發財) e “Placa Branca”(Dragão Branco, Bai Ban 白板)
4 pedras de flores 1 “Ameixa” (Mei 梅), 2 “Orquídea” (Lan 兰), 3 “Crisântemo” ( Ju 菊) e 4 “Bambu” ( Zhu 竹)
4 pedras de estações 1 “Primavera” (Chun 春), 2 “Verão” (Xia 夏), 3 “Outono” (Qiu 秋)e 4 “Inverno” ( Dong 冬)
Excetuando-se as pedras de flores e estações, que não se repetem, existem quatro cópias de cada pedra. As pedras dos três naipes (Moeda, Bambus e Miríade) estão numerados de forma análoga de 1 a 9. Em relação aos ventos existem quatro: Leste, Sul, Oeste e Norte. Também existem três Elementos: Centro, branco e Fortuna. Todas as pedras perfazem um total de 9 x 3 + 4 + 3 = 34 pedras distintas, que se repetem quatro vezes. Somando as quatro estações e as quatro flores obtemos 34 x 4 + 4 + 4 = 144 pedras.

Um jogo ocidental que muito se assemelha ao Mahjong é o Rummy e também a Canastra (Buraco), ao que se trata de fazer conjuntos de pedras, como uma seqüência de três pedras do mesmo naipe, três ou quatro pedras iguais. As flores e as estações que dão pontos extras não são utilizadas em todas as versões do jogo.
Segundo parece, o Mahjong moderno é descendente de um antigo oráculo que há milênios era consultado pelos adivinhos chineses. Quando seus astrônomos começaram a registrar as progressões do Sol, da Lua e dos planetas utilizavam um tabuleiro de adivinhações para prever a posição dos corpos celestes.Os movimentos destes astros no céu era registrado movendo os contadores pelas casas do tabuleiro. Este é possivelmente a origem de muitos jogos difundidos, como o Pachisi e o Mahjong. Precisamente neste último são verificados sinais desta origem de oráculo, como a inversão dos pontos cardeais (já que se trata de uma representação dos céus e não terrestre) e a divisão de treze pedras, que representam os meses do calendário lunar.

A palavra Mahjong é a transcrição livre ocidental do nome original Ma Jiang ou Ma Jiang Pai, onde Pai significa pedra, peça. Seu antecessor recebia o nome de “Jogo das folhas em tiras” porque as fichas eram feitas de papel, semelhante ao nosso baralho comum. De todo modo, a história do Mahjong é obscura e existem vários jogos antecedentes pouco documentados.

Um jogo mais ou menos similar ao que jogamos hoje foi inventado na Dinastia Tang, durante o reinado do imperador Tai Zong (626 - 649), para diversão da casa imperial e dos nobres.
Em toda a Ásia o Mahjong adquiriu enorme popularidade, de modo que muitos países o consideram como jogo nacional; existem variantes japonesa, coreana, vietnamita, filipina, e é normal que quaisquer festas, celebrações e até mesmo negócios importantes acabem em algumas partidas de Mahjong. Também devemos nos lembrar que existe uma variante israelita.
Com o tempo foram-se abandonando as cartas de papel com que se jogavam nos primórdios, começando a serem fabricadas peças de marfim ou madeira, todas elas sobre o bambu, e as mais modernas de baquelita ou plástico, que são relativamente baratas e duradouras. Existem jogos de Mahjong que são verdadeiras obras de arte, também há jogos para download gratuito na internet.
Fonte: Wikipédia

Marcadores:

3 Comentários:

Às 21 de junho de 2010 às 14:06 , Blogger Guria Faceira disse...

nossa nunca tinha ouvido falar deste jogo
parece legal
bjo grande

 
Às 21 de junho de 2010 às 14:06 , Blogger Jackie Freitas disse...

Giba,
Adoro esse jogo! Jogava muito e acho muito estimulante. Uma amiga me trouxe, na época, de Israel, e eu passava longas noites com meu ex marido jogando.
Me trouxe ótimas recordações agora!
Grande beijo,
Jackie

 
Às 21 de junho de 2010 às 14:40 , Anonymous Victor S. Gomez disse...

Achei que era um game, mas não é. Muito interessante. Abraços

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial