This Page

has been moved to new address

O rei de todos os rios já tem uma nascente certa

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: O rei de todos os rios já tem uma nascente certa

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O rei de todos os rios já tem uma nascente certa


O Amazonas começa em Apacheta (Peru), e é mais longo que o Nilo
Por: Lucia Magi

Foi durante séculos um dos mistérios não solucionados da geografia mundial, e ao seu redor surgiram debates e lendas. Mas finalmente acabou o enigma. A Sociedade Geográfica de Lima indicou a origem exata do rio Amazonas. A instituição científica confirma a versão do explorador polonês Jacek Palkiewicz, que, no verão de 1996, localizou a nascente do grande rio sul-americano.

Já é oficial. O rei de todos os rios, que despeja no oceano Atlântico um quinto da água doce do planeta, nasce a 5.179 metros acima do nível do mar, perto do monte nevado Quehuisha, na região sul de Arequipa (Peru). Um ponto praticamente invisível no mapa.

A prestigiosa Real Sociedade Geográfica de Londres, uma verdadeira autoridade em matéria de topologia e hidrografia, não desmente nem confirma a descoberta. Considera os resultados verossímeis, mas não entende que se perca o sono para verificá-los.

Desde que o rio foi batizado, na primeira metade do século 16, suas nascentes foram localizadas em muitos lugares diferentes, alimentando o debate e a confusão.

Graças à nova situação, também fica estabelecido que o rio americano ganha a disputa de comprimento com o Nilo, com 7.040 km, contra os 6.857 do rio africano. Até agora, uma pequena cruz de madeira branca indicava a nascente a cerca de 10 km mais a leste, no nevado de Mismi. E no Peru já estão mudando os manuais escolares e redesenhando os mapas.

"Demoramos 12 anos para confirmar os resultados da expedição de Jacek Palkiewicz. Agora podemos ter certeza de que ele estava certo", diz o professor Zaniel Novoa, por telefone, de seu escritório de vice-presidente da Sociedade Geográfica de Lima.

Fonte: El País

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial