This Page

has been moved to new address

11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: 11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe

quarta-feira, 14 de julho de 2010

11ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe

Fórum intergovernamental é o mais importante da Região em matéria de análise das políticas públicas a partir de uma perspectiva de gênero.

Chefes de Estado, autoridades ministeriais, representantes de organismos internacionais e da sociedade civil estarão reunidos de 13 a 16 de julho em Brasília, Brasil, para a realização da Décima primeira Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe. Trata-se do fórum intergovernamental mais importante da Região para a análise das políticas públicas dos países para a igualdade de gênero. Nesta oportunidade espera-se a presença de mais de 800 pessoas.

A Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe é um órgão subsidiário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e se realiza a cada três anos. Seu objetivo principal é proporcionar um fórum para o debate sobre os temas de gênero, apresentar recomendações de política pública e avaliar o cumprimento dos acordos e planos regionais, tendo em vista as necessidades das mulheres.

Em sua décima primeira versão a Conferência debaterá sobre “Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?” o pleno exercício dos direitos necessita. A CEPAL apresentará um documento no qual são examinadas as conquistas e os desafios que os governos da Região enfrentam em relação à igualdade de gênero, à luz das interações entre o Estado, o mercado e as famílias, que com uma adequada inter-relação podem estabelecer as condições para renovar ou perpetuar as hierarquias sociais e de gênero.

Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade? É a pergunta que se apresenta e a qual se tenta responder a partir da perspectiva dos direitos humanos das mulheres, parâmetro que a comunidade das nações fixou para impulsionar e medir os avanços quanto à igualdade de gênero.

A Décima primeira Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe está sendo realizada em Brasília, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, e foi inaugurada oficialmente na terça-feira, 13 de julho, por Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL. É prevista a presença do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e algumas Chefes de Estado latino-americanos.

Posteriormente ocorrerá um painel de alto nível onde a Secretária Executiva da CEPAL apresentará o documento principal da reunião e a ex-Presidente do Chile, Michelle Bachelet, fará uma conferência magna.

Nos dias 14 e 15 de julho serão realizadas cinco sessões onde mais de 40 panelistas abordarão os diversos temas expostos no documento:

• Emprego, responsabilidades familiares e obstáculos socioculturais à igualdade de gênero na economia;
• Políticas de desenvolvimento e tempo das mulheres;
• O empoderamento econômico das mulheres: acesso às tecnologias e aos ativos produtivos e financeiros;
• Depois da crise, o quê? O empoderamento econômico das mulheres: os grupos mais vulneráveis.

Ainda no dia 15 haverá uma sessão especial sobre o Haiti e o Chile, chamada “(Re) construir a igualdade”. O encerramento da Conferência será na sexta-feira, 16 de julho quando será apresentado o Consenso de Brasília, documento que reúne os acordos e recomendações aos governos, onde se estabelece a futura agenda de ação.

Convidamos os meios de comunicação a participarem da Décima primeira Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe. Mais informação sobre o credenciamento da Imprensa e sobre a Conferência em geral está disponível no site da CEPAL, em www.eclac.cl/mujer/conferencia

Para consultas, favor entra em contato com:

Soraia Barbosa
Tel.: (61) 3321-3232
E-mail: soraia.barbosa@cepal.org

Lenice Bezerra
Tel.: (61) 3321-3232
E-mail: lenice.bezerra@cepal.org

Unidade de Informação Pública e Internet da CEPAL.
Tel.: (56 2) 210 2040/2149 (Chile)
E-mail: dpisantiago@cepal.org

Marcadores:

2 Comentários:

Às 14 de julho de 2010 às 13:57 , Anonymous Joselito disse...

Bem, poderia chamar o Bruno para uma palestra.

 
Às 14 de julho de 2010 às 22:35 , Anonymous Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns por divulgar a conferência!
Nunca é demais falar sobre assuntos importantes.

Bjs

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial