This Page

has been moved to new address

JÂNIO E AS UVAS

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: JÂNIO E AS UVAS

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

JÂNIO E AS UVAS

Clique na imagem para ampliar
(*) Nelson Valente

A Festa da Uva, tradição da cidade gaúcha de Caxias do Sul, começou na capital do Estado, quando o Viscount presidencial ali aterrissou, conduzindo Jânio Quadros, D. Eloá e sua comitiva. O percurso para Caxias foi feito por estrada de rodagem. Trabalhadores e camponeses, enfileirados nos dois lados da rodovia, saudaram o Presidente da República com tão entusiásticos vivas e palmas que quase lhe arrancaram lágrimas de emoção.

O encontro entre Jânio Quadros e Leonel Brizola resultou mais proveitoso e cordial do que imaginavam os políticos de todos os partidos. D. Eloá, descendente de gaúchos, percorreu demoradamente a exposição e recebeu as homenagens das moças que enfeitavam os stands.

- A presença de Vossa Excelência nesta solenidade restabelece a tradição do comparecimento do Presidente da República à celebração da Festa da Uva de Caxias do Sul.

Com estas palavras, o governador Leonel Brizola saudou o presidente Jânio Quadros no momento em que era inaugurada a Exposição Agro-Industrial daquela cidade. As importantes conversações políticas, horas depois mantidas entre o presidente e o governador, desenrolaram-se à margem de uma das festas populares mais bonitas do Brasil.
Na semana da Festa da Uva, as grandes colinas cobertas de vinhedos que rodeavam a cidade pareciam ser transplantadas para o Centro de Caxias. Toneladas de uvas faziam o cenário de fundo para louras moças que, no recinto da exposição, enfeitavam os stands dos vinicultores.
Estes eram os industriais mais orgulhosos do brasil. Seus produtos adquiriram um importante papel na economia do País e estavam sendo exportados. Um capítulo à parte das alegres comemorações era a eleição da Rainha da festa. Helena Luiza Robinson, no momento em que era coroada, ouviu a piada de Jânio: - É uma uva!

(*) professor universitário, jornalista e escritor

Marcadores: ,

2 Comentários:

Às 11 de agosto de 2010 às 20:24 , Anonymous Rose disse...

Giba, cada dia aprendo mais sobre Jânio.
Não vejo a hora de poder assistir a mini série sobre ele.
Parabéns Valente !

(Rose)

 
Às 11 de agosto de 2010 às 21:02 , Blogger Luís Eduardo Pirollo disse...

Caro amigo Giba, boa noite!!! Muito bom relembrar momentos de Jânio e da bela festa da uva... uma maravilha as áreas cobertas pelos vinhedos do sul do país. Parabéns pela lembrança!!! Grande abraço e muita paz!!!

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial