This Page

has been moved to new address

Biografia Oficial: Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Biografia Oficial: Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Biografia Oficial: Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

Biografia Oficial: Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

Ban Ki-moon, da República da Coreia, oitavo Secretário-Geral das Nações Unidas desde 1o de janeiro de 2007, traz para o cargo 37 anos de experiência adquirida ao longo de uma carreira notável no Governo e na cena mundial.

Aspectos mais destacados de sua carreira

No momento de sua eleição como Secretário-Geral, o Sr. Ban era Ministro das Relações Exteriores e do Comércio da República da Coreia. No decurso da sua longa carreira no Ministério, que o levou a Nova Déli (Índia), Washington D.C. (EUA) e Viena (Áustria), ocupou diversos cargos – Assessor Principal do Presidente em assuntos de política externa, Vice-Ministro do Planejamento de Políticas e Diretor-Geral de Assuntos Norte-americanos. Ao longo de sua carreira, norteou-o sempre a visão de uma península coreana pacífica, capaz de desempenhar um papel cada vez mais importante em prol da paz e da prosperidade na região e no mundo.

As relações do Sr. Ban com a Organização das Nações Unidas remontam a 1975, quando foi funcionário da Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores de seu país. Seu trabalho foi ganhando maior dimensão ao longo dos anos, tendo desempenhado os cargos de Primeiro-Secretário da Missão Permanente da República da Coreia junto à ONU em Nova York (EUA), Diretor da Divisão das Nações Unidas no Ministério em Seul (Coreia do Sul) e Embaixador em Viena (Áustria), em 1999, quando desempenhou as funções de Presidente da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.

Em 2001-2002, como Chefe de Gabinete do Presidente da Assembleia Geral, facilitou a rápida adoção da primeira resolução da sessão, que condenou os atentados terroristas de 11 de setembro, e tomou algumas iniciativas que visavam melhorar o funcionamento da Assembleia. Contribuiu, assim, para que uma sessão que começou em um ambiente de crise acabasse por ser marcada pela adoção de algumas reformas importantes.


Biografia Oficial: Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

O Sr. Ban ocupou-se ativamente das relações intercoreanas. Em 1992, como Assessor Especial do Ministro das Relações Exteriores, foi Vice-Presidente da Comissão Conjunta Norte-Sul de Controle Nuclear, após a adoção da histórica Declaração Conjunta sobre a Desnuclearização da Península da Coreia. Em setembro de 2005, na qualidade de Ministro das Relações Exteriores, desempenhou um papel preponderante na consecução de um outro acordo histórico destinado a promover a paz e a estabilidade na Península da Coreia – a adoção, quando das Conversações das Seis Partes, de uma declaração conjunta sobre a resolução da questão nuclear norte-coreana.

Estudos

O Sr. Ban obteve o Bacharelato em Relações Internacionais pela Universidade Nacional de Seul, em 1970. Em 1985, obteve o Mestrado em Administração Pública da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard. Em julho de 2008, o Sr. Ban obteve um título honorário de Doutorado da Universidade Nacional de Seul.

Prêmios e distinções

O Sr. Ban recebeu numerosas distinções, condecorações e medalhas no seu país e no estrangeiro. Em 1975, 1986 e 2006, recebeu a Ordem do Mérito, a máxima distinção da República da Coreia, pelos serviços prestados ao seu país.

Em abril de 2008, foi premiado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional, em Burkina Fasso, e no mesmo mês recebeu a distinção de Grande Oficial da Ordem Nacional, do Governo da Costa do Marfim.

Dados pessoais

O Sr. Ban nasceu em 13 de junho de 1944. É casado com a Srª. Yoo (Ban) Soon-taek, que conheceu em 1962, quando ambos frequentavam o segundo grau. Tem um filho e duas filhas e três netos. Além de coreano, o Sr. Ban fala inglês e francês.

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 15 de junho de 2011 às 00:12 , Anonymous Guilherme Freitas disse...

Quando fiz meu estágio lá na ONU pude ver de perto o Secretário Geral e suas ações. Ele tem uma baita bagagem diplomática e é inteligente. Porém, lhe falta carisma. Kofi Annan, seu antecessor, é muito mais querido, admirado e conhecido. Abraços.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial