This Page

has been moved to new address

O que é Maçonaria

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: O que é Maçonaria

domingo, 10 de maio de 2009

O que é Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre os homens. Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, à intolerância e à falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.

Sendo uma sociedade iniciática, seus membros são aceitos por convite expresso e integrados à irmandade universal por uma cerimônia denominada "iniciação".

Essa forma de ingresso repete-se, através dos séculos, inalterada e possui um belíssimo conteúdo, que obriga o iniciando a meditar profundamente sobre os princípios filosóficos que sempre inquietaram a humanidade.
O neófito ingressa na Ordem no grau de Aprendiz. Ao receber instruções e ensinamentos, galga ao grau de Companheiro e após período de estudos, chega ao grau máximo do Simbolismo, ou seja, o Grau de Mestre Maçom.
Os Maçons reúnem-se em um local ao qual denominam de Loja, e dentro dela praticam seus rituais. Estes são dirigidos por um Mestre Maçom experimentado, conhecido por Venerável Mestre. Suas cerimônias são sempre realizadas em honra e homenagem a Deus, ao qual denominam de Grande Arquiteto do Universo, (G.'. A.'. D.'. U.'.). Seus ensinamentos são transmitidos através de símbolos dando assim um conhecimento hermenêutico profundo e adequado ao nível intelectual de cada indivíduo.

Os símbolos são retirados das primeiras organizações Maçônicas, dos antigos mestres construtores de catedrais. "Maçom" em francês significa pedreiro. Devido a esse fato encontramos réguas, compassos, esquadros, prumos, cinzéis e outros artefatos de uso da Arte Real, ou seja, instrumentos usados pelos mestres construtores de catedrais e castelos, que são utilizados para transmitir ensinamentos.

Por possuir um conhecimento eclético, a Maçonaria busca nas mais diversas vertentes suas verdades e experiências, dando um caráter universal a sua doutrina.

A Maçonaria não é uma religião, pois o objetivo fundamental de toda sociedade religiosa é o culto à divindade.

Cada Loja possui independência em relação às outras Lojas da jurisdição, mas estão ligadas a uma Grande Loja ou Grande Oriente, sendo estes soberanos. Cada Grande Loja ou Grande Oriente denomina-se de "potência". Essa é uma divisão puramente administrativa, pois as regras, normas e leis máximas, denominadas "Landmarks", são comuns a todos os Maçons. Um dos Landmarks básicos da Ordem é que o homem, para ser aceito, deve acreditar em um princípio criador, independente de sua religião.

Seus integrantes professam as mais diversas religiões. Como no Brasil a grande maioria dos brasileiros são cristãos, adota-se a Bíblia como livro da lei. Em outra nação, o livro que ocupa o lugar de destaque no Templo poderá ser o Alcorão, o Torá, o livro de Maomé, os Vedas, etc, de acordo com a religião de seus membros. No preâmbulo da primeira Constituição editada pela Grande Loja, ficam registrados de forma clara os princípios em que se baseia a Ordem:
"a Maçonaria proclama, como sempre proclamou desde sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a denominação de Grande Arquiteto do Universo; a Maçonaria não impõe nenhum limite à livre investigação da Verdade, e é para garantir a todos essa liberdade que ela de todos exige tolerância; a Maçonaria é, portanto, acessível aos homens de todas as raças e de todas as crenças religiosas e políticas; a Maçonaria proíbe em suas Oficinas toda discussão sobre matéria partidária, política ou religiosa, recebe os homens quaisquer que sejam as suas opiniões políticas ou religiosas, humildes, embora, mas livres e de bons costumes; a Maçonaria tem por fim combater a ignorância em todas as suas manifestações; é uma escola mútua que impõe este programa: obedecer às leis do País, viver segundo os ditames da honra, praticar a justiça, amar o próximo, trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano e para conseguir a sua emancipação progressiva e pacífica."

Mais informações em: gob.org.br

Marcadores: ,

5 Comentários:

Às 14 de maio de 2009 às 11:06 , Anonymous UsuárioVirtual disse...

Olá Giba.
Por coincidência estive assistindo um vídeo este mês sobre os Maçons. Tinha uma informação lá que curiosamente eu não sabia, os Maçons são originários da extinta organização chamada "Cavaleiros Templários". Parabéns pelo post.
Um forte abraço amigo.

 
Às 12 de abril de 2011 às 12:41 , Anonymous Anônimo disse...

seus traidores querem dominar o mundo e nos fazer de seus escravos olha k o senhor esta vindo pa terminar com a voxa conpiraxao em breve voces e o voxo satanas vao pagar

 
Às 16 de abril de 2011 às 04:15 , Blogger Unknown disse...

OLA GIBA, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM, LI ALGUNS ARTIGOS E TENHOS ALGUMAS DUVIDAS ACOMPANHO ALGUMAS MATERIAS ENVOLVENDO OS MAÇOS, JA HA ALGUNS ANOS, E GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM ENVOLVIMENTO COM OS LENDARIOS ILLUMINATI.
DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO!

 
Às 16 de abril de 2011 às 11:27 , Blogger Giba disse...

Caro amigo Guardião_242, bom dia.
Eu não tenho envolvimento com nenhuma ordem filosófica, política e/ou religiosa.
Sou apenas um entusiásta da pesquisa destes vários segmento.
Pesquiso e e que acho relevante publico no blog.
Sobre os Iluminates, pretendo fazer um artigo bem completo, mas vai demoras alguns meses para ficar pronto, aguarde.
Obrigado por sua participação e sinta-se sempre bem vindo ao Gibanet.
Um grande abraço
Giba

 
Às 18 de abril de 2011 às 02:52 , Blogger Giba disse...

Meu amigo Guardião, tem alguns iluminatis que fazem sim parte dos maçons, mas estes são minoria, pois esbarram nos preceitos religiosos da dourima maçomica.
É mais fácil um maçon ser Rosacruz que ser Iluminati.
Um grnade abraço
Giba

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial