This Page

has been moved to new address

Mulheres e o Poder

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Mulheres e o Poder

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mulheres e o Poder

* Por: Juscelino Marques

Dilma Rousseff é primeira mulher a chegar à presidência do Brasil; pelo voto , por meios considerados democráticos.

Também a primeira mulher eleita no período Republicano. Mais é a terceira mulher a chegar ao comando do Brasil. Já tivemos outras que assumiram esse lugar, algumas, bem conhecidas de nome, que deixaram alguns legados maravilhosos.

Seguem-se: Leopoldina de Habsburgo (1822) apenas nas ausências do marido, o Príncipe Regente e depois imperador D. Pedro I, D. Maria, A Louca (1777-1816), rainha do período Colonial e D. Isabel (Princesa Isabel - 1888), que assumiu durante a Regência Una a Regência Trina Provisória e a Regência Trina Permanente.

O terceiro período regencial foi ocasionado por três viagens ao exterior do imperador D. Pedro II, quando sua filha e herdeira D. Isabel assumiu os negócios de estado e assinou as duas leis que puseram fim à escravidão no Brasil: a Lei do Ventre Livre, em 1871 e, sobretudo a chamada Lei Áurea, em 1888.

Princesa Isabel (1870 — 1871 1876 — 1877 e 1887 — 1888), nas ausências do pai, o Imperador D. Pedro II.

É apenas uma informação espero que possa servir como conhecimento.

*Juscelino Marques é Empresário

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 4 de abril de 2011 às 16:29 , Anonymous Rose disse...

É as mulheres estão tomando o poder ! Discretamente - e com muita competência - uma nova geração de mulheres está chegando ao poder em sociedades nas quais isso era impensável até pouco tempo atrás. E outras estão a caminho.

Na Alemanha, Angela Merkel é a primeira a chefiar o governo do país. Ela é doutora em física e foi ministra do Meio Ambiente. No Chile, Michelle Bachelet é a primeira mulher a presidir um país latino-americano sem ter herdado o poder do marido. Pediatra, ela foi antes ministra da Saúde e ministra da Defesa.
Na Libéria, Helen Sirleaf Formada em administração na universidade Harvard, foi diretora do Banco Mundial e é chamada de "dama de ferro".

Na França, Ségolène Royal foi ministra do Meio Ambiente.

Nos Estados Unidos, ex-primeira dama Hillary Clinton candidata do Partido Democrata. Ela se destacou como senadora e ganhou vida política própria, sem depender do marido. Do outro lado, a mulher que chefia a diplomacia americana, Condoleezza Rice.

No Brasil Ellen Gracie presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Ellen Gracie, tem grandes chances de ser a primeira mulher a assumir, ainda que interinamente, a Presidência da República.
E hoje estamos com nossa 1º Presidente Dilma.
Estamos mudando ?
Esperamos que sim, já está mais que na hora !
rOSE*

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial