This Page

has been moved to new address

Dicas de Cozinha Gibanet

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Dicas de Cozinha Gibanet

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dicas de Cozinha Gibanet


CAMARÃO FRESCO:
Os camarões são frescos quando se encontram inteiros, possuem cor cinzenta ou rosada (de acordo com a variedade do camarão) e a carne rija.
Os estragados têm casca avermelhada ou preta, cabeças soltas e a carne frouxa.

ALHO:
Exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solução: coloque na panela alguns talos de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

ÓLEO DE FRITURA:
Para que o óleo fique limpo por mais tempo, coloque uma folha de cortiça no fundo da panela ou frigideira durante a fritura, a cortiça irá absorver a sujeira de fritura e manterá o óleo limpo por muito mais tempo.

BABA DO QUIABO:
Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.

OVOS:
Ainda é possível cozinhar um ovo quebrado adicionando uma colher de sopa de vinagre na água fervendo. O vinagre evitará que a clara escape.

BOLO QUEIMADO:
Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

SUSPIRO:
Faça um suspiro mais macio adicionando vinagre às claras dos ovos antes de bater. Para cada 3 claras de ovos da receita, adicione 1/2 colher de chá de vinagre.

CENOURAS E AIPOS:
Para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Depois escorra e seque levemente.

BATATA FRITA MACIA POR DENTRO E CROCANTE POR FORA:
Faça uma pré fritura, deixe esfriar e depois congele, após congelada, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

BATATA FRITA SEQUINHA:
Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

CHEIRO DE FRITURA:
Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

COUVE-FLOR:
Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.

FRUTOS DO MAR:
Antes de guardá-los na geladeira limpe-os e embale-os em filme plástico. Consuma-os em dois dias, no máximo.

BISCOITO GRUDADO:
Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.

DESCONGELAMENTO DA CARNE EM PEDAÇOS:
Para descongelar carne em pedaços inteiros coloque-a embrulhada, numa vasilha com água. Coloque sal na água e no pacote e tampe por uma hora.

DESCONGELAMENTO DE CARNE E PEIXES:
Uma boa dica é deixar o congelado em uma bacia e direcionar um ventilador, o vento gerado pelo ventilador fará a troca térmica com o congelado de maneira mais rápida, descongelando o produto sem alterar seu sabor.

DESCONGELAMENTO DE AVES:
Para o descongelamento de aves o ideal é leva-las ao refrigerador no dia anterior em sua embalagem original.

FERMENTO EM PÓ:
Para saber se o fermento em pó está bem fresquinho e pronto para usar, coloque em meio copo d'água fria uma colher (rasa) de chá de fermento. Misture e aguarde. Se começar a efervecer é sinal que está ótimo. Caso contrário, não utilize pois sua receita não vai ter sucesso!

UNTAR ASSADEIRA:
Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

LIMPEZA DE FRITURA:
Na hora da limpeza de panelas, utensílios e fogão, sujos com gordura, acrescente ao detergente gotas de vinagre, além de ajudar na limpeza, o vinagre é ótimo para eliminar o cheiro da gordura.

DESCONGELAMENTO DA CARNE MOÍDA:
Para apressar o descongelamento da carne moída, salgue a quantidade que irá usar. O sal apressa o descongelamento.

BANANA FRITA:
Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.

FARINHA DE TRIGO:
Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Congele na própria embalagem ou em sacos plásticos.

FRANGO EMPANADO:
Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

FRITURA:
Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.

POLENTA:
Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido).

ESPONJA DE AÇO:
Para conservar a sua esponja de aço por muito mais tempo, deixe-a em um recipiente com água e detergente, a esponja mergulhada não tem a mesma oxidação que teria se estivesse em contato com o ar e o detergente mantem a integridade da solução por muito mais tempo.

MACARRÃO MAIS SOLTO:
Na hora de cozinhar, pingue algumas gotas de óleo na água. Isso impede também que a água transborde quando ferve, poupando seu trabalho

FRUTAS OXIDADAS:
Para evitar que as frutas que vai usar em sucos ou saladas de fruta fiquem escuras após serem cortadas, decorrente da oxidação, adicione umas gotas de suco de limão.

COBERTURA DE BOLO:
Uma cobertura de bolo rápida e fácil? Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

CEBOLA:
Para guardar uma cebola já cortada na geladeira sem que ela resseque, unte com manteiga a parte que fica em contato com o ar. Assim a cebola ficará suculenta por muito mais tempo.

FATIA DE MAMÃO:
Uma boa fatia de mamão ingerida em jejum todos os dias, garante o bom funcionamento dos rins e do fígado.

MEL:
Se tem mel cristalizado e quer colocá-lo com uma consistência normal, mergulhe o frasco em água quente ou coloque no fogo em banho-maria.

OVO GELADO:
Quando colocado gelado diretamente em água em ebulição, racha pela diferença de pressão. O correto é colocar o ovo em água à temperatura ambiente e levá-lo ao aquecimento lento. Como referência, saiba que, no instante em que a água entrar em ebulição, um terço da clara já esta coagulada.

OVOS:
Para que o ovo não grude no fundo da frigideira, salpique um pouquinho de sal no óleo ou na manteiga, na hora de fritar.

CENOURA:
A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que durante a digestão se transforma em vitamina A, muito importante para os olhos, a pele e as mucosas. Também é um alimento ótimo para regimes porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

PÃES E ROSCAS:
Para saber se o pão ou rosca já estão devidamente crescidos, coloca-se uma bolinha da massa em um copo de água fria. Quando a bolinha subir à tona, está na hora de assar o pão ou rosca.

RASPAS DE LIMÃO E LARANJA:
Congele as frutas e, na hora de utilizá-la rale a quantidade pedida pela receita

SOPA DE CARNE:
Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda ,para tirar o excesso de gordura do caldo.

TOMATES CONGELADOS:
Congele os tomates inteiros, um a um. Depois de congelados coloque-os num saco plástico. Quando for usá-los, retire-os do freezer e com uma faca tire a pele imediatamente debaixo de água corrente. É que, assim, ela sairá facilmente e o tomate poderá ser usado para molhos e refogados.

Marcadores:

15 Comentários:

Às 18 de maio de 2010 às 18:42 , Anonymous Anônimo disse...

Muito legais suas dicas!Vou usa-las aqui em casa com certeza!
Bjos

 
Às 23 de maio de 2010 às 13:01 , Anonymous Rose disse...

Boas as dicas, tive um marido que me ensinou a cozinhar, não sabia muita coisa, hoje agradeço por ter aprendido, mas na época cheguei a queimar muita comida! rs.
Valei pelas dicas. Abraço

 
Às 23 de maio de 2010 às 13:34 , Blogger Giba disse...

Aprendi a cozinhar em uma época que morava sozinho e não queria ter que comer fora todos os dias ou ficar dependente de outras pessoas para isto.
Queimei, salguei demais e adocei demais muitos pratos.
Hoje sei muita coisa e dentro do possível, ensino outras pessoas.
Parei de cozinhar, pois minha esposa é uma cozinheira fantastica, não dá pra comparar.
Se quiser mandar algumas sugestões, publico aqui sem problema algum.
Abraços
Giba

 
Às 23 de maio de 2010 às 15:24 , Anonymous Rose disse...

Sorte sua não ?
Mas ajudar a esposa tbém deve ser gratificante, ainda mais quando os dois trabalham, eu acredito nisso.

 
Às 23 de maio de 2010 às 15:37 , Anonymous Rose disse...

Macarrão com camarão :

1 pacote de macarrão rigatone (ou outro de sua preferência)
1 kg de camarão médio ou sete barbas
4 dentes de alho espremidos
1 cebola picada ou espremida
1 caixa de molho de tomates
1 pimentão verde picado
300 g de presunto fatiado e picado
Maionese
Queijo ralado
Orégano
Salsa
Sal
Óleo

Mode de preparar :

1.Cozinhar o macarrão e reservar
2.Fritar a cebola e o alho em um pouco de óleo, acrescentar o molho de tomates, o camarão limpo, e sal a gosto
3.Depois de pronto, desligar o fogo, e acrescentar o presunto picado, o pimentão picado, salsa, orégano, e um pouco de queijo ralado, tampar a panela para somente amolecer o pimentão
4.Na hora de servir aquecer o molho, misturar metade dele ao macarrão rigatone, acrescentar um pouco de maionese à seu gosto, cobrir com o restante do molho e polvilhar queijo ralado
5.Esse prato pode ser servido quente ou frio, acompanhado de uma salada
6.Esse prato rende de 6 a 8 porções
7.Obs: Se preferir com mais molho colocar mais um pouco de molho de tomates, camarão e aumentar o alho e a cebola.

Bom apetite, fiz hoje, espero que gostem

 
Às 23 de maio de 2010 às 15:56 , Blogger Giba disse...

Com toda certeza, tudo que se fazemos juntos fica muito mais gostoso.

 
Às 23 de maio de 2010 às 15:57 , Blogger Giba disse...

Rose, sua receita de macarrão com camarão, vai virar um post.
Muito obrigado

 
Às 23 de maio de 2010 às 16:08 , Anonymous Rose disse...

Vou adorar, ninguém nunca publicou algo meu ! rs
Obrigada Giba, abraço

 
Às 24 de maio de 2010 às 21:08 , Anonymous Rose disse...

Mais uma receita p/ seu post :
Suflê de Mussarela

Ingredientes
- 1 copo (requeijão) de leite
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 pires (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 pires (chá) de mussarela cortada em cubos
- 3 ovos
Modo de Preparo
Misture a farinha ao leite, até dissolver por completo e reserve. Em uma panela, derreta a margarina em fogo baixo e junte a mistura de farinha reservada. Mexa bem. Tire do fogo e adicione os queijos. Depois de esfriar um pouco acrescente as gemas e as claras em neve, delicadamente. Coloque em uma fôrma refratária e leve ao forno médio, por cerca de 30 minutos. Sirva a seguir.

 
Às 27 de maio de 2010 às 06:31 , Anonymous Rose disse...

TORTA DE BANANA COM BRIGADEIRO E SORVETE DE CREME

resumo
Torta preparada com massa de biscoito, recheio de brigadeiro mole, banana caramelada e o delicioso sorvete kibon sabor carioca, decorada com calda de caramelo e nozes.
ingredientes
Qtde Medida Ingrediente
1 Unidade(s) Pacote de biscoito maisena (200 g)
1 Unidade(s) Tablete de margarina na temperatura ambiente (100 g)
1 Lata(s) Leite condensado
3 Colher(es) de sopa Chocolate em pó
2 Colher(es) de chá Margarina
1 Caixa(s) Creme de leite
1/2 Xícara(s) Açúcar
5 Colher(es) de sopa água
4 Unidade(s) Bananas nanicas pequenas cortadas no sentido horizontal
1/2 Unidade(s) Pote de sorvete kibon sabor carioca
1/2 Xícara(s) Nozes picadas grosseiramente
A gosto Cobertura: calda de caramelo para sorvete


modo de preparo
1.Preaqueça o forno em temperatura média (180°c).
2.Triture os biscoitos até obter uma consistência de farinha.
3.Passe para uma tigela média e acrescente a margarina. Amasse com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida.
4.Coloque a farofa em uma forma desmontável média (25 cm de diâmetro) e pressione com as costas de uma colher até cobrir o fundo e a lateral da forma.
5.Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente. Reserve.
6.Em uma panela média, coloque o leite condensado, o chocolate e a margarina. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre por 5 minutos ou até aparecer o fundo da panela. Retire do fogo e misture o creme de leite. Espere amornar, despeje sobre a massa reservada e reserve até esfriar.
7.Em uma frigideira grande derreta o açúcar em fogo médio, junte a água e ferva até obter uma consistência rala e uma coloração dourada. Coloque as bananas e cozinhe em fogo médio por 3 minutos ou até dourar. Coloque em um prato e reserve até esfriar.
8.Sobre o brigadeiro espalhe metade do sorvete kibon carioca. Por cima coloque as bananas reservadas. Com o restante o sorvete faça bolas e cubra as bananas. Decore com a calda e com as nozes. Sirva em seguida.
Hummmm ! Um pouco engordativa,rs, mas que é uma delícia é,abraço

 
Às 28 de maio de 2010 às 20:06 , Anonymous Rose disse...

FRANGO AO CREME DE MILHO

resumo
Esta è uma receita muito facil de fazer, e de saborear aproveite.... Tenha um bom apetite!!!!!!!!!
ingredientes
Qtde Medida Ingrediente
6 Unidade(s) Peito de frango ja assado
A gosto Oleo para fritar
A gosto Cebola,bacon,pimentao,sal
1 Lata(s) Milho verde
1 Lata(s) Creme de leite
250 Grama(s) Queijo mussarela
A gosto Queijo ralado
modo de preparo
1.Desfie o peito de frango ja assado(em forno) em pedaços medio e reserve-os.
2.Em uma panela com oleo frite o bacon, pimentao e a cebola, deixe a cebola dourar,depois de fritos coloque o frango ja desfiado por cima, deixe o frango aquecer um poco e desligue o fogo.
3.No liquidificador coloque o milho e o creme de leite e sal bata ate formar um creme.
4.Em um refratario coloque um pouco de oleo e espalhe, em seguida coloque a metade do frango que ja estava reservado espalhe pelo refratario, depois coloque por cima uma camada de queijo mussarela e depois o restante do frango e jogue o creme de milho por cima. E por ultimo espalhe queijo ralado e leve ao forno em 200 graus por 30 minutos ou ate dourar

 
Às 1 de junho de 2010 às 21:41 , Anonymous Rose disse...

Quentão paulista

Ingredientes:

1 litro de cachaça
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 paus de canela médios
2 limões médios cortados em rodelas
casca de uma laranja
4 cravos-da-índia
60 g de gengibre cortado em fatias
2 xícaras de água

Modo de Preparo:
Coloque o açúcar em uma panela funda (2 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado, acrescente a água fervente, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e casca da laranja. Ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente a cachaça e ferva novamente por cinco minutos. Coe e sirva em pequenas canecas

 
Às 1 de junho de 2010 às 21:42 , Anonymous Rose disse...

Pinhão cozido
Ingredientes:

1 kg de pinhões escolhidos
1 litro de água
4 colheres (sopa) de sal

Modo de Preparo:
Lave muito bem os pinhões. Coloque em uma panela de pressão a água e o sal. Misture e acrescente os pinhões, tampe e leve ao fogo. Tão logo consiga pressão na panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Escorra os pinhões e sirva.

 
Às 1 de junho de 2010 às 21:45 , Anonymous Rose disse...

Receitas p/ Festa Junina p/ seu Gibanet




Bolo de milho



Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho pré-cozida
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
10 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de Preparo:
Coloque no processador as farinhas de milho e a de mandioca e o açúcar. Bata por 2 minutos, ou até obter uma farinha mais fina. Retire e passe a mistura por uma peneira. Reserve. Coloque o leite, a manteiga e o coco em uma panela. Leve ao fogo por 3 minutos, ou até ferver. Retire do fogo e despeje, aos poucos, e sem parar de mexer, sobre os ingredientes secos peneirados. Mexa vigorosamente até ficar homogêneo. Forre com um pedaço de pano fino, de preferência musseline, a parte de cima de uma cuscuzeira, com 20 cm de diâmetro. Coloque a massa e reserve. Coloque 500 ml de água na parte de baixo da cuscuzeira e leve ao fgo por 3 minutos, pu até ferver. Encaixe a cuscuzeira, tampe a panela e reduza o fogo. Cozinhe em fogo baixo por 50 minutos, ou até a massa ficar macia. Retire do fogo e desenforme com cuidado. Se preferir, polvilhe com canela em pó ou sementes de erva-doce. Sirva com mel ou melado.

 
Às 1 de junho de 2010 às 21:47 , Anonymous Rose disse...

Canjica com coco

Ingredientes:

1 xícara de canjica
1 xícara de leite de coco
3 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 canela em pau

Modo de Preparo:
Coloque a canjica de molho em água fria por 8 horas. Escorra e coloque em uma panela juntamente com o leite e metade do açúcar. Adicione o pau de canela e leve à fervura em fogo baixo para que os grãos fiquem macios. Teste e se estiver no ponto adicione à panela o açúcar restante e o leite de coco. Ferva novamente para encorpar o líquido. Sirva quente salpicando com canela em pó.

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial