This Page

has been moved to new address

Resposta do Juiz Ruy Coppola (2º TAC) às Críticas de Lula

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Giba Net: Resposta do Juiz Ruy Coppola (2º TAC) às Críticas de Lula

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Resposta do Juiz Ruy Coppola (2º TAC) às Críticas de Lula


CARTA PUBLICADA NO ESTADÃO EM 24 DE ABRIL DE 2003.


 Carta do Juiz Ruy Coppola (2º TAC) .

Mensagem ao presidente!

Estimado presidente, assisti na televisão, anteontem, o trecho de seu discurso criticando o Poder Judiciário e dizendo que V. Exa. e seu amigo Tarso, ministro da Justiça, há muito tempo são favoráveis ao controle externo do Poder Judiciário, não para 'meter a mão na decisão do juiz', mas para abrir a 'caixa-preta' do Poder...   Vi também V. Exa. falar sobre 'duas Justiças' e sobre a influência do dinheiro nas decisões da Justiça.

Fiquei abismado, caro presidente, não com a falta de conhecimento de V.Exa., já que coisa diversa não poderia esperar (só pelo fato de que o nobre presidente é leigo), mas com o fato de que o nobre presidente ainda não se tenha dado conta de que não é mais candidato.


Não precisa mais falar como se em palanque estivesse; não precisa mais fazer cara de inconformado, alterando o tom da voz para influir no ânimo da platéia. Afinal, não é sempre que se faz discurso na porta da Volks.


Não precisa mais chorar.

O eminente presidente precisa apenas mandar, o que não fez até agora.

Não existem duas Justiças, como V. Exa. falou. Existe uma só.

Que é cega, mas não é surda e costuma escutar as besteiras que muitos falam sobre ela.

Basta ao presidente mandar seu amigo Tarso tomar medidas concretas e efetivas contra o crime organizado.

Mandar seus demais ministros exercer os cargos para os quais foram nomeados.

Mandar seus líderes partidários fazer menos conchavos e começar a legislar em favor da sociedade.
Afinal, V. Exa.. foi eleito para isso.


Sr. presidente, no mesmo canal de televisão, assisti a uma reportagem dando conta de que,...


em Pernambuco (sua terra natal), crianças que haviam abandonado o lixão, por receberem R$ 25,00 do Bolsa-Escola , tinham voltado para aquela vida (??) insólita simplesmente porque desde janeiro seu governo não repassou o dinheiro destinado ao Bolsa-Escola .


Como se pode ver, Sr. presidente, vou tentar lembrá-lo de algumas coisas simples. Nós, do Poder Judiciário, não temos caixa-preta. Temos leis inconsistentes e brandas (que seu amigo Tarso sempre utilizou para inocentar pessoas acusadas de crimes do colarinho-branco) .

Temos de conviver com a Fazenda Pública (e o Sr. presidente é responsável por ela, caso não saiba), sendo nossa maior cliente e litigante, na maioria dos casos, de má-fé.

Temos os precatórios que não são pagos...

Temos acidentados que não recebem benefícios em dia (o INSS é de sua responsabilidade, Sr. presidente). Não temos medo algum de qualquer controle externo, Sr. presidente.

Temos medo, sim, de que pessoas menos avisadas, como V. Exa. mostrou ser, confundam controle externo com atividade jurisdicional (pergunte ao seu amigo Tarso, ele explica o que é).

De qualquer forma, não é bom falar de corda em casa de enforcado.

Evidente que V. Exa. usou da expressão 'caixa-preta' não no sentido pejorativo do termo.

Juízes não tomam vinho de R$ 4 mil a garrafa.

Juízes não são agradados com vinhos portugueses raros quando vão a restaurantes.

Juízes, quando fazem churrasco, não mandam vir churrasqueiro de outro Estado.

Mulheres de juízes não possuem condições financeiras para importar cabeleireiros de outras unidades da Federação,  apenas para fazer uma 'escova'. Cachorros de juízes não andam de carro oficial.   Caixa-preta por caixa-preta (no sentido meramente figurativo), sr. presidente, a do Poder Executivo é bem maior do que a nossa.

Meus respeitos a V. Exa. e recomendações ao seu amigo Márcio.

P.S.: Dê lembranças a 'Michelle'. (Michelle é cachorrinha do presidente que passeia em carro oficial)


Ruy Coppola, juiz do 2.º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, São Paulo

O original desta carta pode ser visto na  página do site do jornal O Estado de São Paulo

Marcadores:

13 Comentários:

Às 30 de setembro de 2010 às 08:02 , Blogger http://souferrofundido.blogspot.com/ disse...

Uui!Críticas ácidas...
Venho de uma "família petista", então, nunca consegui ser muito crítica em relação ao Lula...quase como se ele fosse Deus, e onipotente.E criticar ele digno de ir para o inferno.E vejo mesmo qualidades nele, mas perdi o respeito desde o "mensalão petista", entre outras coisas...para mim, não dá!
E dói escrever isso (juro):acho que o juíz está certo.

 
Às 1 de outubro de 2010 às 01:44 , Blogger Luís Eduardo Pirollo disse...

Meu caro amigo Giba, boa noite!!!
Já tinha lido esta resposta, recebi por e-mail, muito interessante. Na democracia os três poderes são independentes, um não pode querer comandar o outro, mas acho que isso todos sabemos, ou não...
Grande atitude do Juiz Ruy Coppola, não se calar diante da pressão sem fundamento.
Parabéns pela excelente postagem!
Grande abraço e muita paz!!!

 
Às 21 de outubro de 2010 às 22:56 , Anonymous Anônimo disse...

Sou funcionária do TJ e tenho a dizer que os juízes e desembargadores não têm a menor moral de "julgar" ninguém, pois acabamos de sair de uma greve mal resolvida, graças a um desembargador-Presidente incompetente e também por culpa, não do Lula ou do PT, e sim do PSDB do Alckimin e do Serra, pois ele tem dominado em nosso estado, infelizmente. E saibam que a despeito de não termos tido NENHUM reajuste (e isto há anos, embora tenham aprovado nossa data-base, mas não a cumprem), os juízes e desembargadores não deixam um ano sequer de ter seus reajustes em holeriths separados, para não ser divulgado o insulto que é toda a verba repassada pelo Estado ir apenas para o bolso deles. E este juiz ainda tem a cara de pau de ir a um meio de comunicação julgar o Lula que, afinal de contas, ao menos tem pensado nos menos favorecidos. Saibam também que é impressionante a quantidade de funcionários do TJ que tem adoecido, física e psicologicamente, por conta da falta de $$$$, principalmente.(Tem gente até passando fome). Meu repúdio a este juiz e a todos os demais caras de pau como ele.

 
Às 23 de outubro de 2010 às 17:38 , Anonymous Carlos Roberto Machado disse...

Esaa funcionária do TJ tem a cara do PT, faz tudo de maneira sorrateira, igual ao PT dela, tem tanto orgulho de ser quem é que nem se identifica.
Tem bem a cara do PT que demonstra ser movida a dinheiro, deu aumento leva, é tão estúpida e ignorante que coloca seus interesses a frente de um país, como se ela fosse mais importante do que o Brasil, e mais, se incomoda com a verdade, é por causa de gente assim que o Brasil éstá como está. EGOÍSTA!!! CARLOS ROBERTO MACHADO. machado.corretor@ig.com.br

 
Às 23 de outubro de 2010 às 18:06 , Blogger Giba disse...

Caro Carlos Roberto, você fez um comentário em que vejo extrema clareza de suas idéias.
Concordo plenamente contigo e assino embaixo.
Muito obrigado por sua visita e comentário.
Seja sempre bem vindo
Um grande abraço
Giba

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:03 , Anonymous Anônimo disse...

...carta reduzida...
Acredito que um Juiz, tem como principal função defender os direitos da sociedade.
Votei no Lula em todas as suas canditaturas. O Sr, com certeza não.
Não sei quem o Sr. pensa que é, além de Juiz. Talvez Deus, detentor da suprema sabedoria e do direito ao julgamento final. Desfila sua formação e competência com o mesmo entusiasmo que desdenha da origem humilde do presidente. Deve ser por isso que no Brasil, o pobre que rouba um pote de manteiga para dar aos filhos é preso, e os ricos e corruptos ficam impunes...

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:05 , Anonymous Anônimo disse...

... dentro da caixa preta do judiciário devem haver várias outras, de todas as cores.
Moro em Brasília, Juiz, a capital das meias, cuecas e maletas, e assisti indignado aos escândalos protagonizados pelo ex-governador Joaquim Roriz e sua corja de jagunços. Participei, entusiasmado, do apoio à criação da lei da ficha limpa, que foi o mais legítimo anseio da sociedade e da vontade popular das últimas décadas...

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:05 , Anonymous Anônimo disse...

... Assisti quase que encolerizado, do início ao fim, cada minuto. os seus colegas - que deveriam representar única e exclusivamente a vontade da sociedade - empatarem em cinco a cinco, na mais vergonhosa demonstração da real existência de uma caixa preta no Poder Judiciário, o julgamento de uma lei, que na minha opnião (e de outros milhões de brasileiros) não deveria e nem poderia ser julgada. A lei é, por si só, uma necessidade urgente para se obter meios de banir, para sempre, as ratazanas que se apoderam do Poder Público...

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:06 , Anonymous Anônimo disse...

...Tive nàuseas quando o Excelentíssimo Ministro Cézar Peluzzo afirmou, cabeça impáfidamente erguida, em sua defesa: "...não me comovem qualquer tipo de pressão ou anseios de qualquer seguimento da sociedade..." ora, ele está ali para representar quem, Juiz Coppola? A ele mesmo? Talvez ao Sr. Joaquim Roriz, em particular.
Palavras do também ministro Luiz Tóffoli: "... ora, não se tendo provas da não escolha do réu por não cometer o delito, torna-se o mesmo mero casuísmo..." Casuísmo??? Filmar e gravar alguém subtraindo o erário público, é casuísmo para o Judiciário?...

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:07 , Anonymous Anônimo disse...

...O que poucas pessoas sabem, é que um noticiário na rádio deixou escapar que o mesmo Ministro Tóffoli foi quem, dias antes, aconselhou o Sr. Roriz a renunciar para não se tornar inelegível. Fico pensando em quais tipos de ligações particulares os dois têm em comum.
Juiz Coppola, o placar de 5 x 5, deveria, por força de decência e até de simples lógica, ter sido de 10 x 0! Lugar de ladrão é na cadeia, e neste país, marginais como Roriz se gabam do gozo da impunidade por dois motivos: por poder pagar sentenças e por contar com leis que, como o Sr. bem disse em sua carta, não são cumpridas, pelo abrandamento dos julgamentos, que são feitos por pessoas como o Sr. e por advogados muito bem pagos...

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:08 , Anonymous Anônimo disse...

...Pelo teor da sua carta, acha que os juízes é quem deveriam presidir o país, por se considerarem imaculados e acima de tudo e de todos, inclusive da constituição, que garante o poder ao povo.
Pelo que assisti, o nome correto do órgão no qual estava acontecendo aquele julgamento não deveria ser STJ e sim TPP. Tribunal Pôncio Pilatos, tal foi a lavação de mãos no momento de decidir pela aplicação da lei...

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:09 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 3 de novembro de 2010 às 18:09 , Anonymous Anônimo disse...

...Por último, Juiz Coppola, quero lhe dizer que com certeza, como o Presidente Lula, o Sr. também deve gozar das mordomias que sua posição lhe oferece. Inclusive o julgamento acima (que pelo que observei pelo comportamento de seus pares não era tão importante) foi adiado porque um dos seus colegas estava de viagem marcada para desfrutar de merecido descanso no RJ.

Régis Torres, músico, que também acredita na caixa preta do Judiciário

 

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial